VW Tiguan de 3ª geração estreia com diversas opções eletrificadas

Vendendo mais de 7,6 milhões de unidades desde sua estreia em 2007, o Tiguan de terceira geração pretende continuar sua trajetória de sucesso.

Maior, melhor e mais avançado tecnologicamente do que nunca. O Tiguan de terceira geração apresenta motores que atendem às regulamentações de emissões em evolução.

Apoiado na plataforma MQB evo, o modelo pode ser equipado com sistemas turbodiesel (TDI), turbo gasolina (TSI), turbo híbrido moderado a gasolina (eTSI) e sistemas híbridos plug-in (eHybrid).

A montadora alemã não divulgou nenhuma especificação específica do modelo para o Brasil, mas todos os motores serão oferecidos exclusivamente com transmissão DSG.

Outro destaque é a que a autonomia totalmente elétrica, uma vez esgotada, tem a capacidade de ser reabastecida rapidamente com carregamento CA.

Mudanças

Mais notavelmente, a Volkswagen removeu a alavanca de câmbio montada no console central e a colocou na coluna de direção atrás do volante. Isto liberta espaço interior para a primeira fila, enquanto o resto do modelo também cresceu em tamanho.

A Volkswagen afirma que o Tiguan de terceira geração se transformou em uma forma que é “aproximadamente três centímetros” mais longa do que antes, enquanto a altura, largura e distância entre eixos “permanecem praticamente idênticas às do antecessor”.

Com este pequeno aumento de tamanho, o mais recente SUV compacto da empresa alemã chega com 37 litros a mais que antes, com um volume total de 652 litros (quando carregado até a altura dos encostos dos bancos traseiros).

Estilo

Na frente, a fachada atualizada do Tiguan de terceira geração não só foi redesenhada com uma intenção mais marcante, mas também está repleta de tecnologia de auxílio ao motorista.

Em cada lado da barra de luz estão os faróis de matriz IQ.Light HD recentemente desenvolvidos pela Volkswagen – o primeiro modelo MQB a ser lançado com a tecnologia. Os faróis de alta definição apresentam um total de 38.400 LEDs multipixels que melhoram a segurança e o conforto.

Assistência

Sendo generosamente equipado com tecnologia, o modelo também possui diversos sistemas de assistência como padrão. Isso inclui Side Assist (sistema de mudança de faixa), Front Assist (frenagem autônoma de emergência), Lane Assist (sistema de manutenção de faixa) e Rear View (sistema de câmera de visão traseira), para citar alguns.

Os sistemas opcionais incluem Park Assist Pro com capacidade de estacionamento remoto, funcionalidade que é controlada fora do veículo através de um aplicativo de smartphone. Por ser um SUV, o modelo pode ainda ser equipado com Trailer Assist.

Para melhorar o manuseio e a estabilidade do veículo, a Volkswagen também equipou o Tiguan de terceira geração com um controle de chassi adaptativo DCC renovado, enquanto um sistema DCC Pro de amortecedor de duas válvulas também está disponível como extra opcional.

Os controles podem ser configurados no sistema Vehicle Dynamics Manager MQB que controla os bloqueios eletrônicos dos diferenciais. A frenagem específica das rodas em rodas de até 20 polegadas completa os recursos de segurança mais notáveis.

Outros destaques

Movendo-se para dentro, o interior do Tiguan de terceira geração foi projetado do zero. No centro do palco está uma tela de infoentretenimento de 15,0 polegadas, bem como um novo Digital Cockpit baseado no MIB4. Para complementar isto, o condutor também pode visualizar dados de condução através de um novo head-up display.

O preço local do modelo ainda não está disponível, mas pode ser divulgado mais perto de sua chegada, no primeiro trimestre de 2024.

você pode gostar também