Atenção, motoristas! Alerta para realização do exame toxicológico chegará via carteira digital

Prazo para regularização da situação termina em dezembro; Teste é obrigatório para algumas categorias de CNH.

Quem ainda não realizou o exame toxicológico ou está com o teste vencido precisa correr. Isso porque o prazo para regularizar a situação do condutor se encerra no dia 28 de dezembro. Para que nenhum motorista perca o prazo, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) está enviando uma notificação aos condutores de todo o país que estão irregulares.

O alerta chega diretamente no celular do motorista, por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CTD). O teste é obrigatório para as pessoas que possuem CNH nas categorias C, D e E.

Notificações

As notificações via aplicativo da Carteira Digital de Trânsito ocorrerão de três maneiras distintas:

  • Via notificação “push”: Ou seja, uma mensagem de alerta aparecerá na tela inicial do celular para quem precisa realizar a renovação do exame toxicológico;
  • Pela central de mensagens da CDT (sininho): Por lá, aparecem todas as atualizações necessárias ao condutor;
  • Por meio da área específica do exame toxicológico na CDT: Nesta área do aplicativo, é possível consultar detalhes acerca da data da última coleta e se há a necessidade de renovação do procedimento.

Reforço

Além da notificação por todos esses meios via aplicativo, a Senatran ainda fará um reforço na comunicação a partir do envio de um e-mail para aqueles que tiverem endereço eletrônico cadastrado no CDT.

É importante ressaltar, portanto, que os condutores que não cumprirem o prazo de regularização do exame toxicológico estão sujeitos a muita de R$ 1.467,35, além de sete pontos na CNH.

Quem precisa fazer o toxicológico

O exame é usado para detectar o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas em um período de 90 dias. O Código de Trânsito Brasileiro exige a sua realização a cada 30 meses por motoristas que fazem parte das categorias C, D e E. Nessas categorias estão contemplados, por exemplo, motoristas de ônibus e caminhões.

Carteira Digital de Trânsito

Para usar a Carteira Digital de Trânsito é só seguir o passo a passo:

  • Baixe o app Carteira Digital de Trânsito (CDT) em seu smartphone
  • Cadastre os seus documentos no aplicativo
  • Pronto! Agora é só usufruir dos benefícios da Carteira Digital.

*Foto em destaque: Lais Monteiro/Shutterstock.com

você pode gostar também