Rodízio em SP funcionará no feriado de Sexta-feira Santa? Confira antes de sair de casa
Feriado de Páscoa altera as regras do rodízio municipal de carros e do estacionamento rotativo pago.
A Prefeitura de São Paulo informou que, em virtude da Páscoa, o rodízio municipal de carros na capital ficará suspenso durante o feriado da Sexta-feira Santa (29). A decisão é da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Os motoristas de veículos com placas finais de 9 a 0 não precisarão cumprir a restrição e poderão sair de casa na data. O funcionamento do rodízio volta ao normal na próxima segunda-feira (1º), nos mesmos horários de costume.
Segundo a administração da cidade, o estacionamento rotativo pago (Zona Azul) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) também estarão liberados nesta sexta. No primeiro caso, há exceção para situações específicas, como locais onde há regulamentação da obrigatoriedade do uso do cartão digital.
Áreas e horários de rodízio
As áreas de São Paulo que fazem parte do rodízio de automóveis constituem uma região conhecida como minianel viário. Confira os locais:
- Marginal do Rio Tietê
- Marginal do Rio Pinheiros
- Avenida dos Bandeirantes
- Avenida Afonso D’Escragnole Taunay
- Complexo Viário Maria Maluf
- Avenida Presidente Tancredo Neves
- Avenida das Juntas Provisórias
- Viaduto Grande São Paulo
- Avenida Salim Farah Maluf
- Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo (entre viaduto Grande São Paulo e avenida Salim Farah Maluf)
O horário do rodízio vai das 7h às 10h e das 17h às 20h, com escalonamento dos dias de acordo com o final da placa do veículo.
- Finais 1 e 2: segunda-feira
- Finais 3 e 4: terça-feira
- Finais 5 e 6: quarta-feira
- Finais 7 e 8: quinta-feira
- Finais 9 e 0: sexta-feira
O condutor flagrado dirigindo um veículo com a placa indevida em um dos locais restritos e dentro dos horários citados pode ser punido com multa no valor de R$ 130,16, além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).