Começando no mundo das motos? Descubra os 5 itens indispensáveis para facilitar sua vida!
Graças a algumas tecnologias, motociclistas iniciantes conseguem se familiarizar mais rápido com as motos, garantindo maior segurança e praticidade nas pistas.
Antes de sair pilotando por aí, o motociclista iniciante não só precisa submeter-se às aulas de direção, como também entender o funcionamento de uma moto, seus principais recursos e equipamentos.
Sendo assim, separamos cinco tecnologias que fazem total diferença sobre duas rodas e que todo motoqueiro precisa conhecer, principalmente os iniciantes.
Cinco itens de moto que ajudam quem está começando
1- Freio com CBS
O CBS (Combined Braking System) combina os freios dianteiro e traseiro, equilibrando a frenagem e evitando travamentos. Ideal para iniciantes que ainda não dominam o uso dos dois freios – no manete, com a mão direita, e no pedal, com o pé direito – ou para aqueles que acabam usando apenas o freio traseiro.
O CBS corrige isso: se o piloto acionar apenas o freio traseiro, o sistema vai jogar uma parte dessa pressão para o freio dianteiro, equilibrando as forças de frenagem.
2- Freio com ABS
O ABS (Anti-lock Braking System) impede o travamento das rodas em frenagens bruscas, aumentando a aderência e evitando derrapagens e quedas.
Ele também aumenta a segurança na pilotagem em dias de chuva, quando o asfalto está mais escorregadio; portanto, é uma tecnologia importantíssima que ajuda a reduzir acidentes e auxilia tanto os pilotos novatos quanto os experientes.
3- Controle de tração
Antes presente apenas em motos de alta cilindrada, o controle de tração agora já está presente em modelos de entrada de algumas marcas e até mesmo em scooters no mercado brasileiro.
Trata-se de um dispositivo eletrônico de segurança que evita a perda de aderência da roda traseira em acelerações bruscas, cortando a potência momentaneamente e proporcionando mais controle. Reduz o risco de quedas, especialmente em pisos irregulares.
4- Embreagem deslizante e assistida
Estas tecnologias também auxiliam os motoqueiros na direção, especialmente no quesito conforto. A embreagem assistida reduz o esforço necessário para acioná-la, diminuindo o cansaço da mão esquerda em trajetos urbanos com muitos engarrafamentos.
Já a embreagem deslizante evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marcha, proporcionando mais segurança e controle e evitando uma derrapagem ou queda.
5- Quickshifter
Com o quickshifter, você troca as marchas sem usar a embreagem, apenas com um toque no pedal. Graças a esse conjunto de dispositivos na moto, o piloto consegue trocar as marchas – para cima ou para baixo – sem precisar acionar a embreagem ou mesmo aliviar a mão no acelerador.
Isso significa maior agilidade na pilotagem, especialmente em curvas e ultrapassagens, além de reduzir o desgaste da embreagem.