Companhias aéreas fazem voo vazio, mas não baixam o preço da passagem. Por quê?

Voos que decolam sem passageiros ou com poucos ocupantes se tornaram comuns nos países da Europa.

A prática de realizar “voos-fantasma”, em que pouquíssimos ou nenhum passageiro está a bordo do avião, tornou-se comum para várias companhias aéreas que operam na Europa. Todos os meses, são registrados dezenas de casos em que a aeronave decola com menos de 10% de sua capacidade.

Esse fenômeno levanta uma dúvida na cabeça de muita gente: por que a empresa prefere voar com pouca gente em vez de oferecer descontos nas passagens?

Exigências legais impedem cancelamentos

Do ponto de vista legal, é melhor para a companhia aérea decolar com a aeronave vazia (ou quase) do que cancelar o trecho, já que os aeroportos e as agências reguladoras locais exigem o cumprimento de ao menos 80% dos voos planejados.

Os horários de pouso ou decolagem, chamados de “slots”, são bastante disputados pelas empresas do setor, sobretudo nas cidades com maior demanda de voos. Para garantir sua operação, as empresas preferem fazer o trajeto de qualquer maneira, uma vez que o descumprimento da oferta pode gerar a perda dos slots.

Regras semelhantes existem no Brasil, mas embarques vazios são menos comuns por aqui porque a oferta não é tão ampla quanto nos países da Europa.

Apesar da explicação, a prática é muito criticada, sobretudo por órgãos ambientais. O setor aéreo é um dos principais responsáveis pelas emissões em todo o planeta e, do ponto de vista ambiental, não vale a pena despejar tantos gases poluentes na atmosfera quando não há passageiros.

Por que não dar desconto?

Se a empresa percebeu que vendeu poucas passagens perto da data do voo, por que não oferecer descontos de última hora? O motivo é que vender os bilhetes por preços muito baixos pode ter um resultado negativo para a companhia.

O principal deles é fazer com que os clientes deixem de programar suas viagens com antecedência para conseguir valores mais baixos. Além disso, muitas pessoas ficariam frustradas por esperar dias e não encontrar nenhuma passagem mais barata, já que nem todos os trechos possuem baixa demanda.

A razão pela qual as empresas não vendem passagens de última hora é basicamente a mesma: evitar que os passageiros deixem de comprar o bilhete antecipadamente para aguardar um desconto instantâneo.

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