Não pagou o IPVA? Governo notifica 639 mil proprietários com imposto atrasado

Relação de nomes de motoristas com o IPVA em atraso foi divulgada às vésperas do feriado prolongado da Páscoa.

O prazo para começar a pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) já acabou em São Paulo, e agora o governo do estado está notificando os proprietários em atraso. A lista dos motoristas inadimplentes inclui mais de 639 mil veículos.

Essa relação foi divulgada pela administração pública antes do feriado prolongado da Páscoa, mas muitas pessoas só tomaram conhecimento agora. Além da publicação no site oficial, a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) também enviou notificações aos devedores.

O documento com o nome dos contribuintes que precisam regularizar o pagamento do IPVA consta no Diário Oficial do Estado. Segundo o governo estadual, os débitos dos milhares de modelos com ano de fabricação entre 2021 e 2024 somam quase R$ 676 milhões.

Consulta da situação do veículo

Para realizar a consulta e verificar se existe alguma pendência, o condutor deve acessar este link e informar o CPF/CNPJ e a placa do veículo. O documento mostra a identificação do proprietário e do veículo, além dos valores do imposto, da multa incidente e dos juros por mora.

No prazo de 30 dias, contados a partir da publicação da lista de devedores, os contribuintes ou responsáveis deverão pagar o valor integralmente ou apresentar contestação por escrito. Após esse prazo, o débito poderá ser inscrito na Dívida Ativa do Estado de São Paulo.

Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria da Fazenda e Planejamento, pelo canal Fale Conosco, no Portal da Sefaz-SP ou pelos telefones 0800 0170-110 (telefone fixo) e (11) 2930-3750 (celular).

Atrasar o pagamento do IPVA não é considerado uma infração, mas a dívida impede o licenciamento anual do veículo. Dirigir o carro sem licenciamento é uma infração gravíssima, passível de multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

você pode gostar também