Péssimo hábito: por que colocar os pés no painel do carro é perigoso?
Estar com os pés no painel do carro é perigoso principalmente em casos de acidentes automotivos, já que o cinto de segurança não irá funcionar nesses casos.
Algumas pessoas têm um péssimo hábito de colocar os pés no painel do carro quando estão de carona no veículo. No entanto, isso é algo extremamente perigoso, principalmente em caso de acidentes, já que os cintos de segurança foram desenvolvidos para serem utilizados com as pessoas sentadas e com os pés no assoalho.
Além disso, há outros perigos associados a essa péssima prática. Em uma colisão mais forte, o acionamento do airbag pode causar ferimentos à pessoa com os pés no painel. Isso ocorre porque a explosão da bolsa de ar acontece durante a batida, pegando o ocupante desprevenido e pressionando suas pernas.
Estudo Suíço
Sobre esse assunto, a Touring Club Suisse (TCS), organização de mobilidade da Suíça, realizou um teste exemplificando esse perigo para as pessoas. Eles conduziram um teste de colisão com um boneco no banco do passageiro, que estava com os pés no painel, e o carro a 64 km/h. Em vez de proteger o boneco, o airbag empurrou as pernas contra o torso e a cabeça.
No teste, mesmo com a ausência de um airbag, o cinto de segurança não é capaz de proteger o ocupante que esteja com as pernas no painel. Assim, podem ocorrer diversos traumas, sejam faciais, fraturas nas pernas e vértebras, e danos à coluna.
Em entrevista para a Agência Brasil, o médico ortopedista José Antônio Veiga Sanhudo explicou os perigos de apoiar o pé no painel do carro. Segundo ele, pelo impacto, o osso da coxa pode acabar desencaixando da articulação. “Para piorar a situação, o nervo ciático transita exatamente nesse local e, frequentemente, é lesado seriamente, comprometendo os movimentos da perna, muitas vezes de forma definitiva”, comentou.
A velocidade do carro também é um agravante, caso ocorra algum acidente. Por conta disso, o motorista precisa ser responsável e, dessa forma, pedir para que o passageiro se sente corretamente, alertando sobre os possíveis riscos de manter os pés no painel.
Outra consideração importante é estar atento a recalls convocados pelo fabricante. Problemas com airbags que se ativam sem motivo são sérios e requerem reparo imediato na concessionária autorizada.
Portanto, é crucial evitar sentar no banco do passageiro com os pés no painel, especialmente quando se trata da segurança pessoal e de outros ocupantes do veículo.