Multas de trânsito podem ser pagas via Pix; veja como fazer
Para facilitar a vida dos motoristas infratores, município brasileiro libera sistema para pagamento de multas no Pix.
O motorista que cometer uma infração na cidade do Rio de Janeiro poderá pagar a multa correspondente via Pix. A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) anunciou a adesão à nova modalidade de pagamento, válida apenas para as autuações feitas pela prefeitura do município.
A novidade chega após a atualização do sistema de gestão de multas Radar, pela Serpro, a empresa pública de Tecnologia da Informação do governo federal. A capital do Rio é a primeira cidade a adotar o novo meio.
Segundo a SMTR, todas as autuações registradas desde maio do ano passado podem ser quitadas via Pix por clientes de qualquer banco. A baixa de pagamento ocorre em até 30 minutos, mas a ideia é tornar o registro instantâneo.
Como pagar multa no Pix
O serviço está disponível no portal Radar, da Serpro. Após acessar o site, o cliente deve seguir o passo a passo abaixo:
- Digite o termo “RENAVAM” e informe a placa do veículo;
- Escolha a multa que deseja pagar e selecione a opção Pix ao lado dela;
- Abra o aplicativo do banco e faça a leitura do QR Code que apareceu na tela. Se preferir, copie e cole o código Pix fornecido.
- Conclua o pagamento.
Em caso de problemas com o código de barras da notificação de penalidade, a prefeitura recomenda “a emissão de um novo boleto para pagamento através do site do Bradesco”. Para fazer o download do arquivo do boleto no portal do banco, basta selecionar a opção “Individualizada” e informar o CPF do proprietário no momento do cometimento da infração, além do código da multa.
Para mais informações, os cidadãos podem acessar o site da Prefeitura do Rio ou ligar para a central do município, no número de telefone 1746. Fora da capital, o número da central é (21) 3460-1746.