Luz de freio acesa no painel? Não durma no ponto e descubra o possível problema
A luz de freio é um sinal de atenção para o motorista, já que pode significar problemas graves com o sistema de frenagem do veículo.
O painel dos veículos é um auxílio para o motorista, cujo objetivo é mostrar algumas funções e também alertar o condutor sobre prováveis problemas. Por isso, é sempre bom que as pessoas estejam atentas e saibam interpretar o que cada uma das luzes pode sinalizar. Entre essas luzes, uma que demanda bastante atenção é a luz de freio, já que pode acarretar muita dor de cabeça no futuro.
A luz de freio pode surgir no painel do veículo de diferentes formas. O primeiro é um círculo com o ponto de exclamação, o segundo é um círculo com um “P”, e outra forma que alguns carros trazem é a palavra “brake”. Esses símbolos também podem aparecer de diferentes cores, as mais comuns são o vermelho e o laranja.
Apesar de poder ser uma preocupação, essa luz de freio não é preocupante quando ela surge no momento em que o freio de mão está acionado. Isso significa apenas que o item está em bom funcionamento.
Porém, em outros momentos, se essa luz de freio acender, isso pode significar um problema para o condutor. Caso ela apareça na cor laranja, é um sinal de defeito não tão grave, e o motorista poderá rodar ainda alguns quilômetros no veículo. Já se ela aparecer na cor vermelha, isso aponta um problema grave no carro, que deve ser levado logo ao mecânico.
Problemas relacionados a luz de freio
Se a luz de freio fica acesa na cor amarela, significa que o veículo precisa de manutenção. Já se for na cor vermelha, é sinal de algum mau funcionamento no sistema de frenagem ou desgaste de algum componente.
Esse sinal pode ser o nível baixo do fluido do circuito hidráulico; desta forma, o sistema não funcionará corretamente. O alerta também pode ser para o desgaste das pastilhas de freio, que precisam ser trocadas. Além desses dois problemas, a luz pode acender simplesmente por uma falha no interruptor da alavanca, que é o caso menos grave.
Diante desse sinal, o mais recomendado para os motoristas é procurar uma oficina para que o mecânico identifique o problema do veículo e evitar ficar rodando no carro com a luz de freio acesa no painel.