Dói no bolso: 5 carros conhecidos pelo alto custo de manutenção
Índice de Manutenção Veicular (IMC) analisa os custos de manutenção dos modelos disponíveis no mercado nacional.
Um carro novo traz consigo grandes responsabilidades e gastos, principalmente quando o modelo não está mais na garantia de fábrica. Qualquer pequeno problema mecânico pode se transformar em um longo período sem o veículo disponível na garagem, sem mencionar os grandes gastos para o proprietário.
Existem alguns carros famosos pelo baixo custo de manutenção que acabam sendo bastante disputados no mercado de seminovos e usados. Outros modelos têm a fama exatamente contrária e chamam a atenção porque seus reparos custam caro demais.
Essa característica, inclusive, pode elevar ou reduzir o preço de um veículo, já que, com a internet, os boatos correm rápido e a maioria dos motoristas está sempre em busca de confiabilidade mecânica e economia. Nesse sentido, é importante estar atento ao Índice de Manutenção Veicular (IMV).
Carros de manutenção cara
O IMV é um estudo elaborado pela empresa de segurança automotiva Cesvi Brasil, que mensura os gastos com manutenção dos carros mais populares do mercado nacional. Esses dados ajudam a avaliar os custos com a conservação de um veículo nos primeiros 100 mil km de rodagem e baseiam-se nos preços das peças de reposição.
A análise considera componentes como para-choque, para-lama, ar-condicionado, radiador, lanternas, painel dianteiro, porta traseira, porta dianteira, condensador, capô, grades do radiador e outros itens.
Na primeira edição, foram avaliados os 45 modelos mais vendidos no ano de 2022, que receberam uma pontuação de 10 a 60 para indicar o nível de gasto do proprietário (quanto menor a nota, mais custoso é o reparo). A lista de mais vendidos é da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Confira o ranking dos cinco carros com maior custo de manutenção, segundo o IMV:
-
Fiat Palio 2020;
- Nissan Versa 2020;
- Caoa Chery Tiggo 2 2021;
- Citröen C4 Lounge 2020;
- Jeep Renegade 2020.