Descubra a verdade: comparativo mostra se a manutenção de carros turbo é realmente mais cara
Geralmente, os motores turbo têm maior potência que os aspirados, mas esses últimos tendem a ter uma maior duração.
Embora os motores turbo modernos sejam amplamente aceitos no mercado, ainda existe uma certa desconfiança entre os motoristas mais conservadores. Muitos acreditam que esses motores exigem uma manutenção mais cara devido à complexidade dos componentes, mas a realidade não é bem assim.
Tanto os motores turbo quanto os aspirados mais recentes vêm com soluções que reduzem a necessidade de manutenção periódica. Desta forma, as trocas de óleo são menos frequentes, as velas têm maior durabilidade e os sistemas de arrefecimento são mais eficientes. Além disso, muitos motores modernos substituíram a correia dentada tradicional por alternativas mais duráveis, como a corrente metálica, que é mais resistente que a tradicional.
Uma preocupação comum em relação à manutenção dos motores turbo é o custo caso surja algum problema no sistema de sobrealimentação, um dos mais caros. Componentes como o turbocompressor, válvula de alívio e intercooler possuem um alto valor se comparados aos dos motores aspirados.
Porém, um ponto a favor desses motores é que, apesar do elevado custo dessas peças, elas não exigem uma manutenção frequente.
Os motores turbo, especialmente os turbodiesel presentes em caminhonetes desde os anos 90, são exemplos de como a manutenção pode ser simples e durável. Muitos desses motores ultrapassam facilmente 1 milhão de quilômetros rodados com uma manutenção adequada e bem feita.
Surpreendentemente, o custo das revisões para motores turbo pode ser até mais baixo do que para motores aspirados modernos. As montadoras geralmente oferecem pacotes de revisão que incluem óleo, filtros e, ocasionalmente, velas ou correias de acessórios, com preços similares aos motores aspirados equivalentes.
Quais as diferenças entre o motor turbo e o motor aspirado
O motor turbo tem como objetivo queimar o combustível de forma mais eficiente para conseguir chegar a uma maior explosão. Já o motor aspirado, que é mais comum, para ganhar potência, precisa do aumento do fluxo de ar e combustível circulando nas câmaras de combustão.
Ainda em relação às diferenças, o motor turbo tem uma potência maior, enquanto o motor aspirado oferece maior tranquilidade para o motorista dirigir com folga nas marchas longas.
Com mais potência, a tendência dos turbos é ter um consumo maior de combustível; no entanto, isso dependerá da forma de condução. Caso o motorista não tenha uma direção agressiva, é provável que os dois tipos de motor se equilibrem no consumo.