Caoa Chery Tiggo 7 faz Jeep Compass ‘comer poeira’ na 1ª quinzena de abril
Vendas do SUV médio chinês nos primeiros 15 dias do mês superam as do modelo da Jeep após chegada da versão Sport.
O ranking de vendas da primeira quinzena de abril tem impressionado os analistas com a mudança na posição de um carro consolidado como líder do segmento de SUVs médios. Aliás, o ritmo de vendas do mês não mudou muito em relação a março, ficando apenas 0,5% abaixo do mesmo período no mês passado nos primeiros 15 dias.
Foram emplacadas 96.232 unidades dos mais diversos modelos na primeira metade do quarto mês do ano, um volume considerado positivo. A disputa pela primeira posição nas categorias segue acirrada entre as montadoras.
Líder de vendas até o fim de semana, a Volkswagen foi ultrapassada mais uma vez pela Fiat, que liderou o ranking com 17.012 unidades emplacadas no período, contra 16.422 da rival alemã. A diferença de apenas 590 veículos indica que a briga será apertada até o encerramento do mês.
Na terceira posição, a Chevrolet somou 14.322 carros vendidos. As colocações seguintes do top 5 são ocupadas pela Hyundai (9.531 unidades) e pela Toyota (8.886 exemplares).
Na ponta inferior da tabela está a Caoa Chery, que ficou em 10º lugar e deixou a BYD de fora do top 10. O aumento nas vendas da marca chinesa é resultado do lançamento da nova versão do Tiggo 7, modelo que soma 3.166 unidades emplacadas em abril. A BYD, por sua vez, sofre com o bloqueio dos carros nos portos por conta da greve do Ibama.
Confira as montadoras mais vendidas na primeira quinzena de abril:
Carros campeões de vendas
Com 6.227 unidades emplacadas, o Volkswagen Polo continua na liderança entre os modelos mais emplacados, conquistada em março. Apesar da queda de 5,3% no volume de vendas, sua principal concorrente no ranking, a Fiat Strada, também registrou uma diminuição de 7,4% em relação ao mês anterior. A picape contabilizou 5.090 exemplares comercializados em abril, cedendo lugar para o Hyundai HB20, que alcançou 5.340 emplacamentos após um aumento de 83,6%.
Entre os SUVs, o Chevrolet Tracker desponta na liderança com 2.888 unidades, mas no acumulado do ano ainda perde para o Hyundai Creta, que vendeu 2.719 carros no mês e 16.319 no ano. Já o Volkswagen T-Cross, vice-líder da categoria na quinzena, emplacou 2.844 veículos.
A Caoa parece ter usado a estratégia correta ao lançar a versão Sport, uma opção mais barata do Tiggo 7. Porém, mesmo com um aumento de 62,6% nas vendas, o SUV médio ainda soma 1.561 veículos vendidos nos primeiros 15 dias do mês, ficando atrás do Toyota Corolla Cross (1.893) e do tradicional campeão Jeep Compass (3.122 unidades).