Real ou fake: preciso aquecer o motor do carro antes de sair no frio?
A prática de aquecer o motor antes de iniciar a direção foi substituída?
Dar a partida em um veículo é um procedimento simples nos dias atuais, porém, no passado, era um verdadeiro desafio. Isso porque era uma tarefa que exigia cuidado para realizar a partida manual, com o auxílio de uma manivela que precisava ser conectada ao virabrequim do motor. Esta operação exigia certa habilidade e agilidade para evitar acidentes.
Já nos tempos mais recentes, o etanol também passou a ser um problema, pois o frio representava um desafio adicional para ligar o veículo. Entretanto, essa questão foi amenizada com a introdução dos tanquinhos de gasolina para partida a frio, uma inovação que chegou ao mercado brasileiro em 2003 com o lançamento do VW Gol TotalFlex.
Na época dos carros movidos a álcool, com afogador e carburador, era comum ligar o veículo e esperar alguns minutos para que o motor atingisse a temperatura ideal para funcionar eficientemente. Esse período permitia que as leis da termodinâmica atuassem, elevando a temperatura do motor.
Com o avanço da tecnologia, surgiram os sistemas de pré-aquecimento das velas, melhorando ainda mais a partida em condições adversas. No entanto, especialistas alertam que o uso frequente de veículos para trajetos curtos pode ser prejudicial ao motor, reduzindo sua vida útil.
Motores com alta quilometragem podem permanecer em bomestado se forem utilizados nas condições ideais. É importante destacar ainda queo consumo de combustível tende a ser mais elevado quando o motor opera emtemperaturas abaixo do ideal. Portanto, manter o motor nas condições ideais defuncionamento é fundamental para otimizar o desempenho e a eficiência doveículo.
Preciso realmente aquecer o motor antes de iniciar meu trajeto?
A prática de aquecer o motor antes de sair, especialmente em dias frios, tornou-se obsoleta. Com a injeção eletrônica, a necessidade de aquecer o combustível foi eliminada. Além disso, muitos veículos modernos estão equipados com sistemas de partida a frio que aquecem as partes móveis do motor rapidamente, alcançando a temperatura ideal em apenas 5 a 10 minutos após o início da marcha.
A forma ideal de aquecer o motor é acelerar gradualmente. Não é recomendado deixar o carro em marcha lenta ou sem carga, pois isso pode ser prejudicial ao motor. O tipo de combustível utilizado, seja etanol, gasolina ou diesel, não interfere significativamente no funcionamento do sistema de injeção de combustível em relação à temperatura externa. Quanto aos veículos elétricos ou híbridos, também não é necessário aquecê-los antes de sair.
Se você ainda tem o hábito de ligar o carro e esperar alguns minutos antes de partir, saiba que isso não afeta a durabilidade do motor. No entanto, se seu trajeto for muito curto, pode ser mais vantajoso considerar outras opções de transporte, já que o motor pode não atingir a temperatura ideal de funcionamento.