‘Não mova o veículo’: placa para bloqueio de carro usada nos EUA chama atenção; Daria certo no Brasil?
Vídeo mostra uma policial bloqueando o para-brisa do carro para evitar que o motorista saia com ele.
O vídeo de uma autuação um tanto inusitada ganhou destaque nas redes sociais nos últimos dias, principalmente porque a ação nunca foi registrada no Brasil. As imagens mostram uma policial da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, colocando uma placa com ventosas no para-brisa do carro para impedir que o proprietário saia com ele.
O objeto cobre completamente o vidro dianteiro do automóvel, impedindo o condutor de enxergar a pista. Quem está do lado de dentro lê a inscrição: “Do not move the vehicle” (“não mova o veículo”, em tradução para o português).
O tapume amarelo em questão é chamado de Barnacle (“craca”, em tradução livre) e serve apenas para fins urbanos, sobretudo para veículos estacionados em local proibido. Para fixar o item e bloquear a visão do condutor, a policial utiliza uma chave, que faz as ventosas grudarem nos vidros.
Após o pagamento da respectiva multa e regularização da situação, é gerado um código que permite desbloquear o equipamento. Veja o vídeo:
Uma publicação compartilhada por Wagner Polo (@tudosobremotor)
Nas redes sociais, os usuários questionam se o objeto funcionaria em autuações no Brasil e até fazem piadas. Um deles sugere que a melhor solução para o problema seria dirigir o carro com a cabeça para fora, como o personagem de Jim Carrey no filme ‘Ace Ventura’ (1994).
Utilidade alternativa
O Barnacle Parking utilizado pela polícia norte-americana para bloquear a visão de quem estacionou errado também pode ser usado por pessoas que querem evitar roubos. O dispositivo serve para desencorajar eventuais tentativas de roubo, uma vez que a condução do automóvel fica bem difícil.
Nos Estados Unidos, a ferramenta pode ser alugada por aproximadamente 200 dólares ao mês. Caso comece a ser vendida para o público geral no futuro, poderá ser usada por motoristas para aumentar a segurança de seus veículos e impedir roubos.