Dirigir sem camisa: lei de trânsito prevê multa ou é permitido?
Motoristas que não resistem a tirar a camisa nos dias de temperaturas mais altas ainda temem que isso seja uma infração.
Algumas regiões do Brasil possuem temperaturas elevadas durante quase todo o ano, sobretudo no auge do verão. Para tentar se aliviar um pouco enquanto dirigem, muitos motoristas rodam pelas vias sem camisa, completamente descobertos na região do tronco. Isso pode dar multa?
Para ser bem direta, dirigir descamisado não é uma infração de trânsito, portanto, não gera multas ou pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Não existe no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) nenhum dispositivo que impeça o condutor de transitar sem camisa, mas há regras relacionadas ao vestuário.
A principal norma nesse sentido é utilizar um calçado que se firme aos pés e que não comprometa a utilização dos pedais. Fora isso, a escolha da vestimenta fica a critério do próprio motorista, que pode muito bem deixar a camisa de lado.
Vale pontuar, no entanto, a importância de priorizar a segurança e manter o respeito aos demais, tendo sempre em mente que o trânsito é um espaço coletivo. Além disso, no caso de uma abordagem policial (durante uma blitz, por exemplo), as autoridades podem solicitar que o condutor se vista adequadamente para se apresentar ao sair do veículo. Assim, é recomendado que ele ande sempre com uma peça de roupa dentro do carro.
Dirigir de chinelo também pode?
Como mencionado acima, nem todos os tipos de calçados são permitidos por lei. Na hora de pegar o volante, o CTB proíbe o uso de calçados que não estejam firmes aos pés ou que dificultem o uso dos pedais, como as chinelas Havaianas ou as papetes Rider.
Dirigir de salto também é uma infração, pois mesmo os modelos que se fixam aos pés reduzem a flexibilidade e a precisão nos movimentos do tornozelo. Os saltos de bico fino são proibidos, mas os mais baixos, como os que deixam os tornozelos apoiados, estão autorizados.
Já a prática de dirigir descalço não é proibida. Portanto, se você estiver usando um calçado inapropriado quando entrar no carro, pode removê-lo dos pés e ficar descalço para conduzir.