Vem aí! Montadora brasileira de carros elétricos recebe sinal verde para testes nas ruas
Lecar vem trabalhando gradativamente para conseguir levar seus carros ao mercado; confira o que já foi feito e o que ainda falta para o projeto virar realidade.
Um carro elétrico totalmente brasileiro. Essa é a proposta da Lecar, que começa a ganhar forma e poderá se tornar realidade nos próximos tempos. Assim, o Brasil poderá também entrar nesse rol de empresas especializadas em veículos sustentáveis.
No entanto, o caminho ainda é longo e a Lecar precisa superar algumas etapas necessárias. Afinal de contas, um carro, ainda mais um elétrico, é sempre um projeto dos mais complexos de se fazer.
O veículo também já tem nome definido: Model 459, que recebeu recentemente a placa verde. Com ela, é possível a liberação para fazer testes pelas ruas do país. Assim, a qualquer momento, podemos nos deparar com um deles pelo caminho.
Carro elétrico de cunho nacional
O empresário Flávio Figueiredo Assis é o idealizador e dono da empresa e vai aproveitar essa liberação do governo para testar seu protótipo pelas ruas do país nos próximos meses.
De acordo com a Lecar, a expectativa é que os testes aconteçam entre os meses de maio e junho. O carro deverá circular pelas ruas do estado de São Paulo, incluindo a capital e o interior, chamando a atenção das pessoas mais atentas.
A fábrica da Lecar está sediada no luxuoso bairro de Alphaville, em Barueri, cidade da Grande São Paulo. E foi lá, no último dia 23 de abril, que aconteceu a cerimônia de entrega da placa verde para a empresa, que agora vai poder começar os seus testes práticos com o veículo.
O Model 459 é considerado um protótipo pré-série e, se tudo der certo nos testes, poderá começar a ser produzido. Se isso acontecer, será oficialmente o primeiro carro elétrico produzido em território brasileiro.
Em tempos em que as fabricantes chinesas estão dominando o mercado, isso seria um grande acontecimento. E o Brasil poderá entrar firme nesta disputa, embora isso ainda deva levar muito tempo.
Previsão de produção mensal
Segundo a Lecar, a previsão inicial é de produzir 300 unidades do Model 459 por mês, alcançando 3.600 carros por ano. A fabricação do veículo poderá começar ainda em 2024, o que já gera muita expectativa entre as pessoas que apreciam o segmento de carros elétricos.
Inicialmente, o novo carro deverá ter autonomia de 400 quilômetros com a carga completa, algo bastante razoável para os padrões atuais. No entanto, ainda há a possibilidade de se criar uma versão mais popular, que terá uma autonomia menor, de 250 quilômetros com a bateria cheia.