Mega recall! Honda convoca motoristas por defeito na bomba de combustível – você é um deles?
Montadora emite convocação para proprietários de mais de 35 mil veículos que podem apresentar falhas no módulo da bomba.
A Honda anunciou a realização de um grande recall de mais de 35 mil unidades de sete modelos, motivado por um defeito na bomba de combustível dos veículos. Os carros devem ser levados às concessionárias da marca para avaliação e eventual reparo da falha na alimentação.
Segundo a montadora, os motoristas precisam agendar a inspeção e, se necessário, o reparo no item. A marca identificou falhas no módulo da bomba, que podem suspender o fluxo de combustível até o motor, resultando no desligamento do automóvel em movimento. O defeito aumenta o risco de lesões e até de fatalidades.
O recall engloba 35.841 unidades dos modelos Civic Touring, Civic Si, Accord, Accord Touring, CR-V, CR-V Touring e HR-V Touring. Os anos são variados, indo de 2013 a 2017 no caso do Accord, por exemplo. Já o Honda Civic da geração anterior apresenta problemas em exemplares até 2021.
Problema antigo
A falha na bomba de combustível dos veículos da Honda não é a primeira registrada nos últimos anos. Em dezembro de 2023, a montadora realizou o maior recall dos Estados Unidos ao convocar 2,6 milhões de veículos devido a um potencial defeito no componente mecânico.
Em julho de 2020, um chamamento realizado no Brasil, devido ao mesmo problema na bomba, envolveu 2.730 unidades de Civic Touring, HR-V Touring e Accord.
Outro recall polêmico realizado pela marca está ligado aos airbags defeituosos da Takata. A Honda convocou milhões de proprietários de carros equipados com o equipamento de segurança problemático, que poderiam inflar as bolsas de forma inadequada e disparar pedaços de metal contra os ocupantes. Os airbags da Takata foram responsáveis por diversas mortes, inclusive no Brasil.
Para verificar se o seu veículo precisa passar pelo reparo, o cliente deve acessar o site da Honda ou ligar para o telefone 0800-701-3432. A Central de Atendimento funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, e sábado, das 9h às 14h.