Quer sair bonito na foto da CNH? É preciso obedecer algumas regras
Uma lista de conformidades deve ser seguida ao tirar a foto que vem na CNH para evitar empecilhos.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos documentos utilizados pelos brasileiros para identificação. Por isso, não é novidade que muitas pessoas queiram sair bonitas e com boa aparência na foto da carteira. Mas o que ninguém sabe é que muitas coisas não são permitidas no momento de fotografar para a foto da CNH.
Hoje em dia, a foto que está na carteira de motorista é tirada na clínica onde são realizados os exames psicológicos (exames psicotécnicos) e de aptidão física e mental (exame médico), todos incluídos no processo de obtenção da CNH, ou seja, para quem está tirando o documento pela primeira vez.
Já para quem está renovando o documento, a fotografia é capturada no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do estado onde o motorista está registrado, salvo exceção de algumas cidades do estado de São Paulo, em que é possível atualizar a foto e assinatura da CNH pela internet.
Quais as regras para tirar a foto da CNH?
Ao tirar uma fotografia para a CNH, o condutor precisa se atentar a algumas regras importantes. São elas:
- A boca do motorista precisa estar fechada, conforme a legislação. Um sorriso sutil é permitido, porém, depende do Detran de cada estado.
- Em relação aos cabelos, não há restrições quanto ao penteado, desde que não estejam cobrindo nenhuma parte do rosto.
- Brincos e colares, dentre outros acessórios, são permitidos, contanto que sejam pequenos.
- Não há restrição quanto à maquiagem, porém, produções mais carregadas podem gerar empecilhos. Opte por uma maquiagem mais leve e com estilo natural.
- Óculos são permitidos, desde que as lentes não gerem reflexos. Além disso, a armação não pode ser muito grossa, de forma que obstrua a visão dos olhos. Óculos de sol são expressamente proibidos.
- Em relação às vestimentas, não há proibições desde que elas não obstruam a face.
O intuito destas restrições é um só: facilitar a identificação do condutor. Por isso, qualquer acessório, maquiagem ou adereço que prejudique essa tarefa não deve aparecer na foto da CNH.
Foto: Pedro Ignacio/Shutterstock
Exceções
No mês de abril, algumas regras relacionadas à foto que consta na CNH foram alteradas por meio da Resolução n.º 10006/24, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A mudança permite que pessoas utilizem peças de vestuário religiosos ou adereços relacionados a doenças na imagem da carteira. Isso inclui o uso de Hijabs, véus e acessórios para quem sofre de queda de cabelo em razão de condições de saúde ou tratamentos médicos. Nestes casos, a face da testa até o queixo será a parte usada na identificação.