Quem comprou? 6 carros 'moscas brancas' que emplacaram só uma unidade em 2024
Preço elevado e alto nível de exclusividade são alguns dos motivos pelos quais estes carros só tiveram um emplacamento no ano.
As entidades representantes do mercado automotivo divulgam todos os meses a lista de carros mais vendidos do Brasil. Em geral, a maioria se concentra nas primeiras posições do ranking para verificar quais modelos estão fazendo mais sucesso, mas hoje falaremos sobre a parte debaixo da tabela.
Existem alguns automóveis que emplacaram apenas uma unidade nos quatro primeiros meses de 2024, segundo dados da consultoria Jato Brasil. Eles podem ser chamados de “moscas brancas”, ou seja, são difíceis de ser encontrados nas ruas.
Carros com um emplacamento em 2024
Entre os modelos menos emplacados do país estão um SUV inédito no mercado brasileiro, um esportivo projetado com a ajuda do piloto Ayrton Senna e até automóveis antigos.
Na época em que Senna corria pela McLaren, ele ajudou a desenvolver o ajuste dinâmico do Honda NSX, carro da marca que era responsável pelos motores da escuderia. O automóvel chegou ao Brasil importado e usado, considerando seus mais de 30 anos de idade.
Também chama a atenção a presença de modelos como Caravan, Chevy 500, Monza na lista, que por algum motivo só foram emplacados no início deste ano. Entre os importados, destaque para o Bel Air, o 1503 e até um El Camino, sem deixar de mencionar a picape Dually e o SUV Suburban.
Outra montadora famosa que apareceu foi a Ford, com uma Belina e uma F-100, e ainda com o Jeep CJ-5 (que era fabricado pela marca), Fleetline, Modelo A Standard Phaeton, Taunus, Falcon e Roadster. O destaque do grupo é o sedã de luxo Lincoln Town Car, que ficou famoso por ser o carro de Silvio Santos.
Há ainda “moscas brancas” da Volkswagen, como Santana, Quantum, Bora, Polo sedã, CrossFox e até um Corrado. Já a Cadillac aparece com o sedã de luxo XTS e os clássicos Fleetwood e DeVille, seguida pela Buick com o Eight. Vale ainda citar a GMC, que emplacou as picapes Syclone e 100.
Mais ‘moscas brancas’
A relação de carros com apenas um emplacamento no Brasil é grande, e além de marcas consagradas no mercado nacional, traz montadoras pouco conhecidas. Veja outros exemplos de modelos que entraram na lista:
-
Miura: Targa.
- Puma: GT e GTE.
- Santa Matilde: SM.
- Jeep: Grand Wagoneer.
- Nissan: GT-R, Sunny RZ1 e Patrol.
- Toyota: Caldina, Premio, 4Runner Tacoma.
- Porsche: 912 928.
- Ferrari: SF90.
- Volvo: P1800.
- Hyundai: Azera, ix35, Elantra e Veracruz.
- Kia: Opirus, Soul e Telluride.
- GWM: Tank.
- BYD: Tang.
- Jetour: X70.
- Tesla: Model 3 e Model S.
- Rivian:R1S.