Pesquisa revela segurança de sistemas de prevenção de acidentes em veículos
Os sistemas de prevenção de acidentes tiveram um impacto mais significativo sobre os motoristas mais jovens
Há um bom motivo pelo qual quase todos os veículos novos estão, pelo menos, disponíveis com sistemas avançados de assistência à direção (ADAS) que ajudam a prevenir acidentes: eles salvam vidas. Um estudo recente do Highway Loss Data Institute (HLDI) sugere que eles também reduzem o número de acionamento de seguros, especialmente entre motoristas mais jovens.
A organização conduziu estudos separados de veículos Honda, Kia e Subaru e descobriu que os sistemas de prevenção de acidentes tiveram um impacto mais significativo sobre os motoristas mais jovens do que aqueles com mais experiência ao volante. Os motoristas com menos de 25 anos viram reduções maiores na frequência de colisão e responsabilidade por danos materiais do que aqueles com 25 anos ou mais.
O HLDI estudou sinistros de seguros para as três montadoras, comparando dados de veículos equipados com tecnologia de prevenção de acidentes com aqueles que não tinham esses recursos. O estudo selecionou veículos usando suas placas e usou dados sobre os motoristas segurados para separá-los com base na idade.
Cada fabricante de automóveis tem um “sabor” diferente de ADAS, mas o HLDI afirma que todas as três marcas que estudou tinham em seus veículos o aviso de colisão dianteira e o aviso de saída de faixa.
Os veículos equipados com os pacotes Kia Drive Wise e Subaru EyeSight também incluíam frenagem automática de emergência e foram associados a reduções mais consideráveis nas frequências de sinistro do que os modelos Honda examinados.
Estudo
O estudo HLDI analisou dois tipos de cobertura de colisão. O primeiro contra danos relacionados com colisão no próprio veículo do motorista segurado quando o outro motorista é o culpado. A segunda era a responsabilidade por danos materiais, que protege contra danos que os motoristas segurados causam a outros carros e propriedades.
Os motoristas com menos de 25 anos viram as frequências de sinistros reduzirem em ambas as coberturas a uma taxa maior do que aqueles nos grupos de 25-64 e 65 anos ou mais. Dito isso, os Hondas avaliados, que o HLDI disse não ter frenagem automática de emergência, mostraram oferecer quase o mesmo benefício para pessoas com menos de 25 e na faixa etária de 25 a 64 anos.
O HLDI tem o cuidado de observar que os motoristas podem desativar os recursos de prevenção de colisões em veículos de todas as três marcas. O estudo não teve como saber quem usou os recursos e como sua desativação pode ter afetado os sinistros de seguro.
O Highway Loss Data Institute foi fundado em 1972 e analisa sinistros em seis coberturas de seguro: colisão, responsabilidade por danos à propriedade, proteção por danos pessoais, pagamento médico, responsabilidade por lesões corporais e abrangente. O banco de dados da organização é o maior repositório de dados de seguros do mundo.