Porsche 718 elétrico deve chegar em 2024 com 911 cavalos
Um 718 elétrico baseado no conceito Mission R deve ser lançado em 2024 como um modelo 2025.
A Porsche usou o salão do automóvel de Munique em setembro para apresentar o conceito de um carro de corrida elétrico. O veículo poderia formar a base de uma série de corridas de uma marca com emissão zero em meados da década.
No entanto, a montadora também fez questão de apontar que o conceito, apelidado de Mission R, era do tamanho de um 718 Cayman. Esse é um carro que o CEO da Porsche, Oliver Blume, disse em 2018 que pode se tornar um forte candidato a rota elétrica.
Citando várias fontes, a Car and Driver relatou na quarta-feira que o sinal verde foi dado e que um 718 elétrico baseado no conceito Mission R está provavelmente chegando em 2024 como um modelo 2025.
De acordo com as fontes, o 718 elétrico continuará a ser oferecido nos estilos de carroceria Cayman cupê e Boxster conversível.
A tração nas quatro rodas com motor duplo também estará disponível, embora a tração traseira deva ser padrão. No conceito Mission R, havia um sistema de motor duplo com 670 cavalos no modo de corrida e até 1.073 cavalos para breves corridas de qualificação.
Mesmo nesse limite inferior, o 718 elétrico estará pisando no pé do 911 quando se trata de desempenho. Para diferenciar os dois carros, o 911 manterá a energia de combustão interna enquanto os regulamentos permitirem.
Nova plataforma e mais desempenho
Quanto ao alcance, as fontes da Car and Drive apontam para 500 km como o mínimo. No conceito Mission R, havia uma bateria de 80 quilowatts-hora.
Uma plataforma EV dedicada é quase certa. Isso significa que o 718 elétrico pode ser o primeiro a receber a plataforma EV modular SPE (Sports car Platform Electric) mencionada em uma apresentação para investidores do Grupo Volkswagen realizada em 2018.
Curiosamente, acredita-se que a Porsche esteja planejando uma opção de motor de combustão interna para o próximo 718 junto com a versão elétrica. Isso explicaria o recente avistamento de uma mula de testes do 718 Cayman, flagrado pela Motor Authority.
Espera-se que o modelo movido a gasolina chegue primeiro, talvez já em um modelo de 2024, com a versão elétrica um ano depois. De acordo com fontes da Car and Driver, os planos para um híbrido 718 Cayman foram abandonados.