Moto mais vendida no Brasil: qual o segredo da Honda CG 160?
Modelo é o mais desejado pelos brasileiros por quase meio século. Entenda o que está por trás dessa preferência.
A moto Honda CG teve seu lançamento no Brasil em 1976, há exatos 47 anos. Desde então, já foram vendidas 14 milhões de unidades, provando que o modelo continua sendo o favorito dos brasileiros quando o assunto é veículo de duas rodas. Mas o que torna a CG uma moto tão desejada?
Há quase 48 anos rodando pelas ruas e estradas do país, a primeira Honda CG foi lançada com motor de 125 cilindradas. Com o passar do tempo, vieram as melhorias, passando dos freios a tambor para os de disco e de motor de 150 cm³ para um monocilíndrico de 160 cm³.
O que torna a moto a primeira opção para diversos motociclistas é, além do preço, a enorme quantidade de versões. Atualmente, o portfólio da CG inclui três versões para piloto e garupa, e uma para quem utiliza o veículo como transporte de carga. São elas: Honda CG 160 Start, Honda CG 160 Cargo, Honda CG 160 Fan e a Honda CG 160 Titan.
Vantagens de ter uma Honda CG?
Ao sair da fábrica, a Honda CG 160 recebe três anos de garantia, independentemente do limite de quilometragem. Além disso, o óleo do motor é gratuito da 4ª até a 10ª revisão. Ou seja, o proprietário precisa pagar apenas o 1,2 litro de óleo nas primeiras manutenções.
Outro ponto positivo está na facilidade de encontrar as peças para a Honda CG em oficinas independentes. Isso atrai o interesse dos compradores que não querem ficar reféns dos altos preços cobrados pelas concessionárias.
Além disso, por ser o veículo mais vendido do Brasil por quase meio século, a Honda CG oferece facilidade em encontrar peças paralelas e originais, tanto em lojas físicas quanto em sites. A variedade de preços garante mais opções e consultas detalhadas para quem deseja adquirir uma peça original sem dor de cabeça.
Portanto, em resumo, a Honda CG 160 é a decisão mais racional para quem deseja comprar uma moto com baixo custo de manutenção, ótima economia de combustível (em média 40 km/l), além de ser de alta confiança.
Qual a Honda CG 160 mais barata da atualidade?
Atualmente, a Honda CG 160 Start é a mais barata, porém, a menos equipada. Com motor de 160 cilindradas, ela possui 14,9 cv de potência e 1,40 kgfm de torque. Além disso, conta com o menor tanque de combustível, que comporta 14,6 litros, 1.500 ml a menos que as configurações Fan, Titan e Cargo. Um ponto negativo é que não é flex.
Honda CG Start (Foto: Divulgação)
Muitos condutores reclamam da eficiência dos freios da CG Start, pois tanto na roda dianteira quanto na traseira, a tecnologia usada é de freio a tambor. As rodas raiadas também são outro ponto negativo. Contudo, em geral, trata-se de uma boa moto de entrada, sobretudo pela confiabilidade da parte mecânica.
Considerando sua eficácia, a Honda CG Start é ideal para quem está com o orçamento curto. Atualmente, o modelo custa, em média, R$ 14.360.