Não é tudo igual! Preço dos carros usados muda entre os estados
Apesar de existir uma média de mercado, valores de veículos podem mudar de região para região. Entenda os motivos.
Quem acha que o preço de carro usado é igual em todos os estados, está enganado. Apesar de a tabela FIPE apresentar valores de mercado, existe uma diferença na hora da venda de muitos modelos, algumas delas bastante significativas.
Há motivos por trás desta variação, dos quais muita gente se beneficia, seja no momento da compra ou na revenda de um automóvel. Saber quais são essas variações ajuda a economizar na hora de comprar um usado, pois ele pode estar mais barato em outro estado.
Por que o preço de carros usados não é tudo igual?
Muitas pessoas se surpreendem quando descobrem que o preço de um carro usado varia de estado para estado, sobretudo quando falamos de modelos idênticos. Isso acontece por conta da variação de diferentes fatores. São eles:
- Legislação local
- Número de ofertas do modelo
- Demanda pelo automóvel
Essas três variáveis fazem com que muitas pessoas decidam comprar um automóvel em um estado diferente do que residem, com o intuito de garantir uma boa compra e o maior desconto possível.
Um exemplo da diferença de preços é a do Fiat Renegade 2023. Enquanto no Piauí ele está custando, em média, R$ 109,2 mil, em Pernambuco seu valor médio é de R$ 118,9 mil. No final, a diferença de preço chega a 8,9%.
A mesma regra se aplica ao VW Gol. No Amazonas, o veículo está custando 10% a mais do que no vizinho Amapá. Para aproveitar essa discrepância, muitos revendedores compram várias unidades onde é mais barato para revender em seu estado.
Foto: Reprodução
Comprar carro usado em outro estado: vale a pena?
Não existe uma resposta exata para essa pergunta, pois tudo vai depender de alguns fatores. No entanto, geralmente, comprar um carro usado mais barato em outro estado vale a pena, considerando que essa variação de preços é comum.
Porém, é importante atentar-se a alguns pontos, como o processo de transferência da documentação, por exemplo. Outro ponto importante é estar atento às condições de compra e venda dos modelos em outra unidade federativa, sobretudo para evitar surpresas desagradáveis ao escolher seu automóvel.