Toyota deve alterar design dos carros para inclusão de novos motores a combustão

Novos propulsores desenvolvidos pela montadora prometem uma revolução no design dos modelos, com mais potência e eficiência.

A Toyota promete abalar o mercado com sua nova geração de motores a combustão, revelada durante o anúncio recente do acordo entre Mazda e Subaru. A marca elevou as expectativas para a chegada de propulsores mais eficientes, desenvolvidos a partir da abordagem multi-vias.

Os motores serão lançados com foco em manter os powertrains a combustão ativos por pelo menos mais alguns anos antes de sua potencial extinção. A montadora afirma que os novos sistemas podem trabalhar tanto com os tradicionais combustíveis fósseis, como gasolina, quanto com produtos neutros em carbono, como hidrogênio líquido, combustíveis sintéticos e biocombustíveis.

Segundo a Toyota, o grande problema da indústria é o carbono emitido, e não o motor de combustão interna. Outra questão que impulsiona a empresa é a aposta de que os veículos elétricos não terão volume superior a 30% de participação no mercado, o que deve manter, ao menos no médio prazo, a demanda pelos modelos tradicionais e híbridos.

Novos motores da Toyota

Não há muitos detalhes sobre o projeto, mas a marca informou que trabalha na criação de três propulsores diferentes, todos de porte reduzido e baseados em metas de eficiência. Potência e outras características específicas não foram reveladas.

Segundo a Toyota, as novidades vão “revolucionar o design dos veículos” graças ao seu tamanho compacto. Por conta da dimensão do item, a fabricante resolveu reposicionar o capô para baixo, tornando os carros mais aerodinâmicos e otimizando ainda mais o consumo de combustível.

Durante a apresentação, a marca mostrou o bloco 1.5 de aspiração natural, cerca de 10% menor em volume e altura em relação ao atual. Ele é mais potente, mais eficiente e aproximadamente 10% mais leve.

Outro propulsor apresentado foi a versão turbo do 1.5, que é 20% menor em volume na comparação com os 2.5 aspirados usados atualmente, mas quase tão potente quanto eles. Por outro lado, o novo bloco é até 30% mais eficiente.

O último motor desenvolvido pela Toyota é um inédito 2.0 turbo, sucessor do 2.4 turbo atual. Cerca de 10% menor, ele é 30% mais eficiente e muito mais potente que o anterior. Os três blocos são de quatro cilindros em linha e podem ser aplicados em projetos híbridos e híbridos plug-in.

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