4 coisas que todo motorista deve saber sobre o câmbio automático

Para evitar problemas e gastos com a transmissão, o condutor precisa seguir algumas recomendações e conhecer o sistema.

Os carros com câmbio automático responderam por 40,4% do mercado nacional em março de 2024, em comparação com 24,4% de veículos com transmissões continuamente variáveis (CVT). Os modelos automatizados representavam apenas 1,69% do total no terceiro mês do ano.

O aumento na disponibilidade desse tipo de caixa demonstra o interesse dos brasileiros em adquirir a tecnologia. Porém, muitos motoristas não estão familiarizados com a transmissão automática ou continuam cometendo erros simplesmente por desconhecerem seu funcionamento.

4 dicas para aproveitar melhor o câmbio automático

Se você já comprou ou planeja comprar um carro sem pedal de embreagem, confira algumas recomendações e segredos importantes sobre ele.

Tipo de câmbio

A primeira dica é saber qual o tipo de transmissão do seu carro, já que existem opções automáticas e automatizadas. O sistema de cada uma delas é diferente e demanda cuidados variados, portanto, o conhecimento é importante. Parar o carro no semáforo e manter o câmbio na posição “D” (Drive), por exemplo, é extremamente prejudicial para os câmbios automatizados. Já em um veículo com câmbio automático, isso não é um grande problema.


Estacionamento

Na hora de estacionar um carro automático, o primeiro passo é pressionar o pedal do freio até a parada completa. Em seguida, a alavanca do câmbio deve ser colocada na posição “N” para desacoplar o motor da transmissão, permitindo a movimentação manual do veículo.

A próxima ação é puxar o freio de estacionamento (freio de mão) e, depois, tirar o pé do freio. Por último, é só mudar a alavanca para a posição “P” e desligar o motor.

Óleo da caixa de câmbio

O motorista deve realizar a troca do óleo da caixa de transmissão após 60 mil e 100 mil km rodados, dependendo da recomendação da montadora. Em alguns casos, como nos carros da Honda, a substituição do fluido é recomendada a cada 40 mil km.

Alavanca

O condutor nunca deve mover a alavanca para a marcha à ré (R) com o carro automático em movimento, já que isso pode danificar a transmissão, que não foi projetada para trabalhar assim. Outro problema é que o veículo pode ficar descontrolado, especialmente se estiver em alta velocidade, o que aumenta as chances de acidentes.

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