Aprenda a aumentar a vida útil da embreagem com 5 dicas simples
Para evitar o desgaste prematuro do sistema de transmissão, o motorista deve cuidar bem da embreagem do veículo.
A grande maioria dos modelos de entrada e da frota de veículos do Brasil ainda é equipada com câmbio manual. Apesar de mais da metade dos carros vendidos no país já ser equipada com transmissão automática, a caixa manual ainda vai demorar muito para ser extinta.
Esse tipo de transmissão exige que o motorista acione o pedal da embreagem para engatar a próxima marcha, depois solte devagar enquanto acelera. O processo é simples, mas algumas dicas podem aumentar ou reduzir a vida útil desse componente tão importante.
A embreagem dura, em média, de 60 a 100 mil quilômetros. Contudo, a depender do tipo de uso e dos cuidados tomados, ela pode durar muito mais.
5 dicas para aumentar a vida útil da embreagem
Se você quer evitar desgaste prematuro do sistema de transmissão, confira alguns segredos para usar bem a embreagem.
1. Nada de pé apoiado no pedal
Um erro bastante comum entre os motoristas é deixar o pé apoiado no pedal. Esse comportamento simples, reprovado por especialistas, aumenta o desgaste do conjunto e leva ao superaquecimento das peças, abreviando sua vida útil. Portanto, retire o pé do pedal ao trocar de marcha.
2. Sem trocas rápidas
Outro hábito que acelera o desgaste da embreagem é engatar as marchas muito rápido e sem observar a sincronia do sistema mecânico. Faça o processo com calma e seguindo a ordem correta.
3. Embreagem não é freio
Segurar o pedal no ponto em uma rua inclinada, controlando o movimento do veículo, abrevia a durabilidade da embreagem.
4. Sempre de primeira
Ainda há muitas pessoas que insistem em engatar a segunda marcha na hora de sair com o carro, mas não esperar o tempo correto para evoluir com a velocidade é mais um comportamento que acaba prejudicando o conjunto.
5. Carro parado não fica engatado
Na hora de estacionar, a recomendação é usar apenas o freio de estacionamento e o câmbio em ponto morto, sem pisar na embreagem. Em caso de falha no freio de mão, procure uma oficina mecânica, mas não deixe o carro engatado por muito tempo.