4 macetes para aplicar no carro com câmbio automático que muita gente não conhece
Se você acha que é o sabe-tudo de carros, pode se surpreender com o que dá para fazer com eles.
Muitas pessoas aprendem ao longo dos anos sobre carros, mas, como esta máquina é uma caixinha de surpresas, nem todo mundo é capaz de saber tudo, não é mesmo? Existem segredos que vamos descobrindo com o passar dos anos. Alguns deles envolvem o câmbio automático.
O câmbio automático dos carros esconde alguns segredos interessantes, que podem, inclusive, aumentar sua vida útil. Se você acha que sabe tudo sobre automóveis, pode se surpreender com o que dá para fazer com eles.
Foto: Reprodução/Freepik
4 macetes para fazer no câmbio automático que vão mudar sua direção
Veja a seguir as principais formas de utilizar o câmbio automático, aumentando sua vida útil e facilitando a direção:
1. Evite dar o “tranco” em um carro automático
Trata-se de mais uma ação não recomendada para carros automáticos. Os motivos são inúmeros, como danos à transmissão, danos ao sistema hidráulico e eletrônico, além de riscos à segurança. Isso ocorre porque o carro pode responder de maneira inesperada.
2. Nunca mexa na alavanca com o carro em movimento
Esta é uma orientação valiosa. Enquanto dirige, não mude para a marcha ré quando o carro automático estiver em movimento. Esse tipo de conduta pode resultar em danos à transmissão, além de riscos à segurança em razão da possibilidade de descontrole do veículo.
3. Atenção com a troca de óleo
Muitas pessoas pensam que os carros com câmbio automático possuem uma duração “vitalícia” do óleo do câmbio, porém, na verdade, isso não passa de um mito.
Ademais, nem todas as caixas de transmissão operam da mesma forma. Ou seja, o procedimento pode variar de um modelo para o outro.
Dito isso, é de suma importância verificar as recomendações da fabricante, tanto para a troca de óleo quanto para o seu tipo. Geralmente, o prazo dado está relacionado com a quilometragem, que varia entre 60 mil e 100 mil km.
4. Tenha atenção quanto à forma certa de estacionar
Este é um dos macetes que pessoas com câmbio automático precisam saber. Na hora de estacionar, coloque o pé no freio para evitar que o veículo se movimente. Em seguida, mude para a posição “N”.
Na sequência, acione o freio de estacionamento, conhecido como “freio de mão”, então tire o pé do freio e mude para a posição “P”. Finalize desligando o motor.