5 itens do carro que precisam ser trocados no prazo (não é só o óleo!)
Dos mais óbvios aos nunca lembrados, certos componentes de um veículo devem ser substituídos com o tempo.
A troca de óleo do motor é uma das manutenções mais simples das quais quase todo motorista se lembra. Para manter o bom funcionamento do veículo, é importante observar o prazo para substituição do fluido e também das pastilhas de freio e da correia dentada.
Além desses produtos mais comuns, existem outros itens que devem ser trocados periodicamente, mas muitos se esquecem. Negligenciar essa necessidade pode aumentar o desgaste de certos componentes, além de gerar riscos e prejuízos.
Vários componentes de um carro possuem prazo de validade e precisam dar espaço para um novo após certo tempo. Há casos em que o proprietário não deve esperar até que estejam visivelmente desgastados antes de trocá-los; caso contrário, a decisão pode custar caro.
5 itens que devem ser trocados no carro
A lista abaixo relaciona cinco componentes indispensáveis do seu carro que precisam ser substituídos periodicamente, ainda que pareçam bons para uso. Confira:
1. Airbags
Começando com polêmica, não há consenso entre os especialistas sobre a validade dos airbags. Antigamente, as montadoras estabeleciam um prazo de 10 a 15 anos para a troca, mas a maioria agora diz que eles duram por toda a vida útil do carro.
Em países da Europa e nos Estados Unidos, os intervalos ainda existem. No Brasil, algumas marcas garantem que a validade é indeterminada se a bolsa não disparar e se não houver nenhum problema pontual.
2. Combustível
O combustível que você coloca no tanque tem prazo de validade, algo que não é muito importante para quem roda muito. No entanto, após dois ou três meses parado no tanque, o produto perde sua octanagem e pode prejudicar o sistema do veículo. Para quem circula pouco, usar combustível vencido pode resultar em dificuldades na partida, engasgos e aumento no consumo.
3. Extintor de incêndio
O cilindro que ajuda no combate a incêndios precisa ser trocado a cada cinco anos. É importante mencionar que, além dos riscos aos ocupantes, a falta do item gera multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização.
4. Pneus
Mais um item que tem data de validade é o pneu. Ele precisa ser trocado após o vencimento, mesmo que pareça visualmente bom, uma vez que a borracha perde características originais, como a aderência ao solo, tornando o produto impróprio para uso. O mesmo vale para outras peças de borracha, como as mangueiras do radiador.
5. Filtro de ar do motor
As montadoras recomendam a troca dos filtros de ar do motor a cada ano ou 20 mil km, o que ocorrer primeiro. Além de piorar a qualidade da combustão do ar e do combustível, o filtro sujo aumenta a chance de acúmulo de sujeira no motor.