Fiat terá carro popular com plataforma de Citröen C3; quando será o lançamento?
Base Smart Car será usada no desenvolvimento de um novo modelo mais acessível que entrará no lugar de Argo e Mobi.
A Fiat desenvolve um novo carro popular para substituir o Argo e o Mobi a partir de 2026. Nesta quarta-feira (13), a Stellantis confirmou que o modelo de entrada previsto para os próximos anos terá a mesma plataforma da família do Citroën C3, formada pelo hatch, pelo SUV de sete lugares Aircross e pelo Basalt, que ainda não estreou.
Os próximos passos do grupo automotivo, dono de marcas como Fiat, Peugeot e Jeep, foram anunciados durante um evento para investidores. Incluem também uma nova geração do Renegade com variante totalmente elétrica para os Estados Unidos.
Voltando à Fiat, a Stellantis citava a plataforma como CMP, usada nos Peugeot 208 e 2008, mas ela passou a ser chamada de Smart Car após a estreia das versões europeias de C3 e Aircross. A mesma nomenclatura deverá ser adotada pelas filiais brasileiras da empresa.
O novo carro popular será oficialmente revelado para o mercado europeu em junho, como a nova geração do clássico modelo de entrada Fiat Panda. Ele também virá ao Brasil, já que integra o projeto global F1H.
Nova era da Fiat no Brasil
Com o projeto F1H, a marca italiana estreia uma nova era de projetos compartilhados com outros mercados, como Europa e Turquia. Essa mudança significa o fim dos modelos totalmente regionais, pensados e desenvolvidos exclusivamente para os clientes brasileiros.
Em um dos slides da apresentação a investidores, a Stellantis confirma três novos carros da Fiat com a plataforma Smart Car para o Velho Continente. Os veículos serão possivelmente mais refinados, assim como os Citroën C3 e Aircross.
Além disso, o modelo brasileiro pode abandonar o nome Panda e adotar algo como Argo de nova geração, mantendo a nomenclatura já conhecida por aqui. Outras possibilidades são o novo carro popular se chamar Uno ou continuar como Panda.
Independente do nome do automóvel, ele não será o modelo mais barato da Stellantis no Brasil. Esse título ficará com o Citroën C3, que está na faixa de R$ 70 mil. Já o Fiat F1H custará entre R$ 80 mil e R$ 110 mil, com opções de motores flex 1.0 Firefly, 1.3 Firefly e Turbo 200 1.0 turbo micro-híbrido de 12V.