Perderam valor! 5 picapes compactas e intermediárias que mais desvalorizaram
Pesquisa mostra quais modelos da categoria apresentaram os piores resultados em relação à valorização.
O mercado automobilístico está com os olhos voltados para as picapes e caminhonetes. O segmento é tão forte que perde apenas para o de SUVs. Entretanto, basta uma rápida pesquisa em sites de compra e venda para ver que a disputa por modelos usados e seminovos está mais acirrada.
O que acontece é que, nas subdivisões de compactos e intermediários, houve uma depreciação de 11,6%, aproximadamente 2 pontos percentuais acima da média do mercado global. Os dados são de uma pesquisa feita pela Mobiauto sobre as mudanças nas comercializações destes veículos.
Em suma, o estudo teve como foco apontar quais foram as picapes compactas e intermediárias que mais desvalorizaram no último ano. Na avaliação, foram analisados modelos do segmento entre os anos/modelo 2021 e 2023.
Qual picape mais desvalorizou de 2023 para 2024? Confira o top 5
Segundo dados da Mobiauto, a picape que mais perdeu preço foi a Volkswagen Saveiro Robust 1.6 2023. Sua desvalorização chega a 20,87% do valor inicial de lançamento.
No lado oposto, a Renault Duster Oroch 1.6 16V 2021 foi a picape com a menor depreciação, neste caso, de 2,66%. Confira a seguir o ranking das 5 picapes que mais se desvalorizaram no período de um ano:
- Volkswagen Saveiro Robust 1.6 2023 (-20,87%)
- Fiat Toro 2.0 TDI Ranch Auto 4WD 2022 (-19,35%)
- Fiat Toro Volcano 2.0 TDI 4×4 (Aut) 2023 (-19,12%)
- Fiat Toro Volcano 2.0 TDI 4×4 (Aut) 2022 (-19,09%)
- Fiat Toro Endurance 2.0 TDI 4×4 (Aut) 2022 (-18,58%)
Volkswagen Saveiro (Foto: Divulgação/Volkswagen)
Qual é o culpado pela desvalorização dos veículos?
Segundo especialistas, a culpa da desvalorização média das picapes está na acentuada depreciação dos veículos a diesel no país. Basta perceber no ranking para confirmar que todas elas, principalmente a Fiat Toro, são movidas a diesel.
Não tem como negar que esse aspecto contribuiu negativamente para a queda do valor de mercado de muitos modelos. Além disso, percebe-se que, no caso da Renault Duster Oroch, picape com menor desvalorização, o modelo é a versão mais simples da linha Oroch e a picape média mais barata da pesquisa.
Isso a torna atrativa por possuir o mesmo valor das compactas e funções mais voltadas ao trabalho. Resumindo: boa procura e pouca perda de cotação.