Fim de uma era! Stellantis anuncia fim dos carros cromados por risco à saúde
Para evitar uma retirada brusca do mercado, processo será feito gradativamente.
A Stellantis anunciou que reduzirá fortemente o uso de materiais espelhos em seus próximos lançamentos, o famoso cromado. O objetivo é tirar esse gosto do consumidor, mas não por estética ou design, e sim por questões de saúde. Este material é bastante usado em carros da Fiat e modelos do grupo, como Peugeot, Jeep, dentre outros.
Conforme traz a reportagem da CNN, a montadora tem o compromisso de retirar o cromado de todos os seus novos carros. Quem explica é o chefe de design do grupo, Ralph Gilles. Segundo ele, é preciso fazer as pessoas deixarem de gostar do cromado. E para evitar uma retirada brusca, esse processo será feito gradativamente.
Cromado pode fazer mal à saúde?
Mas, afinal, por que a Stellantis quer colocar um fim ao cromado em seus veículos? Indo além da questão de economia de custos ou escolha estética, na realidade, o material usado para dar o efeito é considerado extremamente tóxico e até mesmo cancerígeno. A substância tem nome: cromo hexavalente.
Segundo a California Air Resources Board, esse produto chega a ser 500 vezes mais tóxicos que os gases emitidos pelo diesel. Mas antes de criar mil teorias na cabeça, isso não quer dizer que carros cromados são uma espécie de bomba biológica ambulante.
O real problema está no processo de fabricação, responsável por expor os trabalhadores a sérios riscos de saúde por conta do cromo hexavalente.
Foto: Divulgação/Fiat
Fim do cromado? Stellantis propõe solução
Após tomar a decisão, a Stellantis propôs uma solução que promete mudar o mercado automobilístico a longo prazo. Ao invés do cromado, a empresa começou a usar tons de bronze, prata e grafite, onde a substância tóxica costuma ser usada para dar o contraste.
Dá para notar isso em modelos como o Jeep Commander brasileiro, que utiliza material acetinado no lugar dos cromados na grade frontal. Ademais, nos últimos meses, os pacotes que substituem os cromados por elementos preto piano tem se tornado cada vez mais populares.
Outra possibilidade é usar luzes no lugar dos cromados, da forma como a Volkswagen tem utilizado isso em modelos como o ID.4. O veículo possui uma barra luminosa no lugar do filete cromado da grade frontal. A grade iluminada também pode ser vista no Jeep Wagoneer.