Carro mais vendido de junho pode deixar Strada e Polo ‘a ver navios’
Batalha entre Strada e Polo pela liderança do mercado nacional pode resultar em derrota para os dois modelos. Entenda.
Não é de hoje que Volkswagen Polo e Fiat Strada disputam com todas as armas a liderança do mercado automotivo nacional, sempre alternando a primeira posição com o passar dos meses. O ano começou com a picape na frente, mas ela logo cedeu lugar ao hatch, que perdeu o pódio novamente em maio.
Porém, em meio a essa batalha sangrenta, outro modelo pode sair vencedor em junho. O ranking de emplacamentos pode fechar o mês com um terceiro automóvel na posição mais alta, deixando Strada e Polo a ver navios.
As parciais mostram o bom desempenho do Hyundai HB20, que viu suas vendas dispararem na primeira metade do mês. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o hatch sul-coreano emplacou 6.333 unidades no período, quase o dobro da Strada, segunda colocada com 3.875 emplacamentos. O Polo está na cola, com 3.831 registros.
Enquanto tenta se manter na esteira da picape, o hatch da VW ainda precisa lidar com a presença do Chevrolet Onix bem pertinho, com uma diferença de apenas quatro unidades (3.827). O top 5 se fecha com o Fiat Mobi, que somou 3.021 vendas na primeira quinzena.
Hyundai se dá bem em junho
Além de colocar o HB20 no topo do ranking, a montadora sul-coreana ganha destaque no segmento de SUVs, onde lidera com o Creta. O utilitário esportivo da Hyundai vendeu 2.923 unidades no período analisado, contra 2.734 registros do Tracker e 2.529 do Kicks.
Já o T-Cross, que encabeça a categoria no acumulado do ano, foi apenas o quarto mais vendido na primeira parte de junho, com 2.469 exemplares emplacados. O VW Nivus fecha a lista dos cinco SUVs mais vendidos, com 2.371 unidades.
Outro carro da Hyundai que chama a atenção é o HB20S, versão sedã do HB20. Ele não é o líder do segmento, mas figura em segundo lugar após ter vendido 2.100 unidades nos primeiros quinze dias do mês. O primeiro é o Onix Plus, com 2.991 emplacamentos. Já no ranking geral, o sedã sul-coreano subiu da 28ª posição para a 13ª colocação.
Para garantir uma boa colocação e divulgar a chegada da linha 2025, a montadora anunciou campanhas promocionais agressivas que incluíram descontos de até R$ 10 mil no Creta. As condições de financiamento também conquistaram o público e se refletiram no volume de emplacamentos.