Novos Fiat Pulse e Fastback serão derivados de Citroën Aircross e Basalt
As próximas gerações dos dois modelos estreiam em alguns anos como parte da família Smart Car. Saiba mais.
Os Fiat Pulse e Fastback devem ganhar versões micro-híbridas de 12V entre o final do ano e o início de 2025, mas a Stellantis já tem planos para além disso. Os projetos do grupo estão focados na segunda geração do SUV e do SUV cupê, que farão parte do investimento de R$ 30 bilhões prometido pela montadora até 2030.
Segundo informações do portal Autos Segredos, o novo Pulse será derivado do Aircross e usará a plataforma CMP, sendo o primeiro a estrear em 2027. Apurações feitas pelo Autoesporte confirmam que a principal diferença entre eles será a distância entre-eixos, mais curta no Fiat do que no Citroën (o Aircross tem 2,68 m). Além disso, o acabamento será mais refinado.
No caso do Fiat Fastback, a segunda geração será lançada em 2028, inspirada na carroceria do Citroën Basalt, que desembarcará no Brasil no segundo semestre de 2024. O entre-eixos continuará por volta de 2,60 m, mas o italiano terá melhorias em tecnologia e acabamento interno.
Planos da montadora
Ambos os modelos serão desenvolidos sobre a nova plataforma Smart Car da Stellantis e manterão o motor 1.0 GSE T3 turbo flex micro-híbrido de 12V, que será lançado antes. Os projetos do SUV e do SUV cupê são conhecidos internamente como F2U e F2X.
Ainda segundo a publicação, eles serão produzidos em Betim (MG), ao lado do projeto F1H, que usará o monobloco do C3. A sigla identifica o novo hatch de entrada que chegará em 2026 para ocupar o lugar de Argo e Mobi.
No mercado europeu, a novidade recebeu o nome de Grande Panda, mas possivelmente passará por algumas mudanças importantes antes de estrear por aqui. Até o nome pode mudar para Novo Argo, Uno ou outra alcunha nova de preferência da Fiat.
Os novos Fiat Pulse e Fastback também serão apresentados primeiro na Europa e podem ganhar outras nomenclaturas. A Stellantis avalia chamar o projeto F2U de Multipla, mas falta bater o martelo sobre o assunto.