Kia Tasman pode ganhar variante SUV para competir com SW4 e Trailblazer
Versão SUV da picape pode entrar no calendário de novidades da fabricante sediada na Coreia do Sul. Saiba mais sobre o projeto.
A Kia Tasman é uma das principais novidades da montadora sul-coreana para os próximos meses, mas antes mesmo de estrear, pode ganhar novos integrantes na família. A divisão da marca na Austrália pediu à matriz permissão para desenvolver uma variante SUV inédita do modelo.
A versão com carroceria fechada ficará posicionada como concorrente direta da Toyota SW4 e do Ford Everest. Já a caminhonete disputará o território com a Hilux e a Ranger após sua chegada.
Diferenças e semelhanças
Os chefões da Coreia do Sul ainda não responderam ao pedido, mas do ponto de vista técnico, seria fácil criar um novo utilitário esportivo usando a mesma plataforma da Tasman. Até o esquema de chassi de longarinas poderia ser aproveitado para trazer mais resistência e robustez ao carro inédito.
Os dois modelos teriam como principal diferença a suspensão, já que a caminhonete utiliza feixe de molas, enquanto no SUV ele seria trocado por feixe de molas. Quase todos os concorrentes utilizam essa mesma solução.
Outro ponto de convergência seria a motorização. A Tasman usa um motor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros da família CRDi, muito presente nos veículos Hyundai-Kia e até em modelos como Santa Fe e Sorento. A versão mais potente entrega até 200 cv e 44,9 kgfm de torque máximo, enquanto o câmbio pode ser manual ou automático de 8 marchas.
A cabine é mais um lugar onde dá para copiar a picape, inclusive o painel com telas integradas para quadro de instrumentos e sistema de entretenimento. O console central da caminhonete é elevado e abriga vários porta-objetos. Vale citar também o seletor de marchas na coluna de direção e a lista completa de equipamentos de segurança e assistência.
Mercados como Oceania, Ásia, América Latina, Oriente Médio e África, onde a demanda por SUVs derivados de caminhonetes é grande, poderiam receber bem o novo modelo. O único representante que a Kia já teve nesse segmento específico foi o Mohave, que já saiu de linha.