Microcarro elétrico que cabe em qualquer lugar chama atenção nas redes
Veículo com tamanho reduzido fabricado na China e vendido na Europa vira sensação no TikTok após vídeo de influenciadora.
As soluções apresentadas ao longo dos anos para melhorar a mobilidade urbana são as mais diversas. Elas provam que a humanidade está longe de abandonar os veículos de quatro rodas. O mais viável, especialmente nas grandes cidades, é trilhar um caminho em direção a uma frota mais limpa e com tamanho reduzido.
Um dos modelos apresentados nessa perspectiva de praticidade e sustentabilidade foi o Citroën Ami, carrinho elétrico que não exige habilitação para ser dirigido na Europa. Agora, o pequenino francês ganhou companhia com a chegada do rival chinês Swapa Zip.
O microcarro movido a bateria viralizou no TikTok após uma influenciadora italiana publicar vídeos de sua experiência com o automóvel, que logo se espalharam por outras redes. As imagens mostram que o Swapa Zip, distribuído no mercado italiano pela Filante Motors, cabe em praticamente qualquer vaga.
O vídeo também fez sucesso no X (antigo Twitter), onde os usuários fizeram vários comentários em tom de piada. Um deles comentou que o modelo seria uma nova versão do Fiat 500, o “Duzentos e Cinquento”, considerando seu tamanho reduzido. Também houve quem usasse uma imagem do Volkswagen Gol distorcida com a legenda: “Parece que apertaram a imagem dele andando na rua”.
Conheça o Swapa Zip
Se o objetivo do comprador é ter um jeito prático de se locomover e a potência não é muito importante, o Swapa Zip pode ser uma opção bem interessante. Cabe mencionar que o subcompacto tem capacidade para apenas uma pessoa na frente e outra atrás, onde o espaço é bem reduzido.
Esse quadriciclo elétrico tem 2,52 metros de comprimento, 1,34 m de largura e 1,41 m de altura, fazendo jus à promessa de caber em qualquer vaga. Por conta das dimensões, ele recebe o apelido de “moto elétrica com capota”.
Para alimentar o microcarro, o conjunto de baterias garante uma autonomia de até 100 quilômetros por ciclo de carga, segundo o padrão europeu. A velocidade máxima é de 45 km/h, de acordo com sua proposta exclusivamente urbana.