Velocidade ideal para economizar gasolina: você sabe qual é?
A maneira como dirigimos o carro pode aumentar ou diminuir o consumo de combustível. Saiba como não errar mais.
Quando se é motorista no Brasil, um dos gastos que mais se tenta economizar é com a gasolina. O consumo do produto ainda é um estigma que muitas pessoas tentam driblar para evitar o máximo possível de idas aos postos de combustíveis.
O que nem todo mundo sabe é que existem alguns fatores que influenciam na economia de combustível, porém, raramente as pessoas dão atenção a eles. E a maneira como dirigimos o carro pode aumentar ou diminuir o consumo da gasolina.
Como economizar gasolina ao dirigir?
Não é segredo que os preços da gasolina estão cada vez mais altos, o que tem feito muitos condutores buscarem alternativas para fazer o combustível durar mais.
Felizmente, existem práticas que podemos evitar ao volante para poupar que o líquido suma do tanque mais rápido. E uma das causas dessa má economia está relacionada aos hábitos que muitos condutores têm. Além disso, o estado do carro, o tipo de combustível e falhas mecânicas também são outros fatores que influenciam na autonomia do carro.
E para evitar o desperdício de gasolina, confira a seguir as práticas para ficar longe, pois elas fazem o combustível evaporar como álcool:
- Aquecer o motor do carro por mais de um minuto. Um veículo consome 100 ml a cada 10 minutos parado.
- Carregar coisas desnecessárias no porta-malas. A cada 50 kg a mais, o consumo sobe em 2%.
- Utilizar o ar-condicionado de forma excessiva consome 10% a mais de gasolina.
- Acelerar rapidamente a partir de uma paragem aumenta em 50% o consumo de combustível em comparação a aceleração gradual.
- Durante o tráfego, o consumo do combustível pode aumentar em 15%.
(Foto: Jose Miguel Sanchez/Shutterstock)
Qual velocidade gasta menos gasolina?
Além de aprender o que não fazer no trânsito para economizar gasolina, chegou a hora de saber qual a velocidade ideal para reduzir o consumo do combustível.
Conforme explica a Volkswagen em seu blog, o segredo é dirigir em velocidade constante, entre 50 km/h e 70 km/h. Este ritmo é bastante eficiente no quesito economia.
Vale destacar que a velocidade também depende do tipo de estrada. Se for uma limpa, sem buracos ou obstáculos na pista, dá para ir de 50 a 70 km/h tranquilamente. Porém, em trajetos mais longos, como em rodovias, o ideal é manter até 90 km/h.