Não seja enganado! 4 formas de descobrir se a quilometragem de um carro foi adulterada

Para evitar prejuízos e dor de cabeça, comprador deve verificar o hodômetro para descobrir se a quilometragem foi adulterada.

O processo de compra de um carro usado pode ser bem desafiador quando o comprador não conhece a procedência do veículo e o histórico do vendedor. Em uma situação como essa, vale a pena lançar mão de todas as estratégias para garantir que não fará um mau negócio.

Com o aumento da procura por veículos de segunda mão, cresceu também o número de vendedores sem escrúpulos que tentam aplicar golpes nos clientes. Um dos esquemas mais comuns é a adulteração da quilometragem do automóvel para fazer parecer que ele é menos rodado.

Foto: Andrei Korzhyts/Shutterstock

Como identificar que a quilometragem foi alterada?

Existem algumas estratégias e cuidados que todo motorista deve tomar ao comprar um carro usado, especialmente se tem suspeitas de que o hodômetro pode ter sido modificado. A seguir, confira dicas que podem te ajudar a identificar sinais de fraude.


  • Avalie o desgaste dos componentes

Ao realizar uma avaliação geral da condição do modelo, observe bem o desgaste de peças como pedais de freio, acelerador e embreagem, que podem indicar uso intenso. Em geral, automóveis com até 50 mil km rodados não apresentam desgaste excessivo nos pedais e nem em componentes como bancos, volante e manopla do câmbio.

  • Verifique o histórico de manutenção

O histórico de manutenção do carro é um documento importante que ajuda o comprador a julgar se houve alguma manipulação dos dados. Esse registro precisa incluir os serviços e a quilometragem em que o carro estava quando eles foram realizados. Notas fiscais das oficinas particulares e adesivos de trocas de óleo ajudam na avaliação.

  • Confira o hodômetro

Um exame mais profundo ao hodômetro pode ser suficiente para detectar indícios de adulteração. Números desalinhados e erros de pixel são alguns sinais de que o dispositivo foi manipulado.


  • Chame um mecânico profissional

Se a dúvida continua forte, a recomendação é chamar um mecânico profissional para uma avaliação mais precisa do carro que você deseja comprar. Além de usar sua experiência para encontrar eventuais sinais de alteração na quilometragem, ele pode utilizar dispositivos de diagnóstico que fazem uma leitura mais precisa.

você pode gostar também