Tesla Cybetruck e a nova tendência que virou perigo em ruas e estradas
Estilização feita pelos proprietários do modelo apresentam riscos aos motoristas que transitam próximo a ele.
O Tesla Cybertruck tem um design único e reconhecível em qualquer lugar do mundo, com suas formas geométricas, vincos e cara de veículo que saiu direto de um filme de ficção científica. Porém, parece que o exoesqueleto de aço inoxidável não é exclusivo suficiente para alguns compradores.
A nova tendência dos proprietários da picape da marca de Elon Musk é polir o metal até obter um acabamento brilhante, dando ao carro um efeito espelhado. Um dos primeiros a fazer essa customização perigosa foi Tyson Garvin, de Missouri, que achava o acabamento de fábrica insuficiente.
Além do benefício estético, Gavin afirma que o acabamento espelhado trouxe benefícios práticos porque deixou o veículo mais fácil de limpar e menos suscetível a impressões digitais ou manchas do que a versão em aço escovado.
Tesla Cybertruck espelhado (Foto: Reprodução/Tesla)
O polimento logo se tornou uma tendência e agora é possível até comprar o Cybertruck totalmente espelhado. No site de carros usados Concierge Motors, o modelo custa US$ 149.999, ou cerca de R$ 827 mil, na conversão direta, quase o dobro de uma unidade original.
Espelho sobre rodas pode ser perigoso
Esse visual diferente, que transforma a picape em um grande espelho no meio da rua, pode gerar insegurança para o trânsito. Especialistas apontam que os motoristas podem ter a visualização dificultada pelo carro, principalmente pelos reflexos gerados após a interação com os raios solares.
Também cabe mencionar que uma superfície ultrapolida chama atenção demais e acaba prejudicando aqueles que circulam ao redor. Segundo a publicação Business Insider, a prática não é ilegal, apenas insegura, pois aumenta as chances de distração.
No Brasil, a troca da cor no documento do veículo é necessária somente quando a cor predominante é alterada em mais de 50%, desconsiderando as áreas envidraçadas. Como a mudança no Tesla Cybertruck não afeta exatamente a cor, fica difícil saber se a prática seria ou não aceita por aqui.