Eterna vice: por que a Honda sempre vende mais que a Yamaha?

Principais concorrentes do mercado nacional de motocicletas não revezam de posição na liderança há décadas.

A rivalidade entre Honda e Yamaha é uma tradição do mercado de duas rodas que existe desde o início dos anos 1970. Ambas desembarcaram no Brasil praticamente juntas e conquistaram seu público com estratégias próprias, até se tornarem as duas maiores marcas do segmento de motocicletas no país.

Apesar dessa história que se entrelaça, o volume de vendas da Honda sempre foi muito superior aos emplacamentos da Yamaha por aqui. Afinal, o que explica essa diferença entre os números das montadoras? É isso que você vai saber hoje.

Por que a Yamaha vende menos que a Honda?

Logo emblemático da Yamaha. (Foto: Fajar Arifiyanto/Shutterstock)

A resposta passa por mais de 50 anos de história e rivalidade no mercado. A primeira motocicleta nacional da Yamaha foi fabricada em 1974, quatro anos após sua estreia por aqui, um modelo revolucionário para a época que hoje é considerado bem simples.

A operação da Honda só começou apenas um ano depois, em 1971, mas a produção nacional só teve início em 1976. Apesar do atraso, ela chegou oferecendo o motor de quatro tempos que já equipava a C110 importada, uma tecnologia que não existia em motos como as cinquentinhas.

Todos os modelos à venda na época eram de dois tempos, inclusive a Yamaha RD 50, o que deu uma certa vantagem para a concorrente na corrida por espaço. O propulsor da rival fazia menos barulho e emitia menos fumaça, o que alimentou sua fama entre os compradores.

“Há motivos históricos que ajudam a explicar essa vantagem da Honda. Um deles, que data de décadas passadas, está relacionado à linha de produtos e ao tipo de tecnologia adotados pela Honda no início de sua produção no Brasil, concentrando-se nos modelos 125 com motor 4 tempos. A Yamaha preferiu motores 2 tempos (RD 50), que eram eficientes e tinham manutenção simples. Mas não forneciam a mesma confiabilidade, durabilidade e o baixo consumo da Honda”, explica o consultor automotivo e CEO da Mobiauto, Sant Clair Castro Jr.

Consórcio e expansão

Junto à tecnologia mais avançada de suas motos, a Honda oferece um sistema de consórcio desde 1981, saindo na frente da concorrente, que só entrou nesse tipo de negócio um ano depois.

Outra explicação para a liderança absoluta da marca da asa vermelha é a expansão de suas lojas. Enquanto a Honda tem 1.119 pontos de venda no país, a Yamaha opera por meio de 559 concessionários, pouco menos da metade da rival.

Como resultado, a Honda é líder de mercado no Brasil desde os anos 2000 com cerca de 70% de participação, às vezes se aproximando da faixa dos 60% ou dos 80%. Já a Yamaha detém cerca de 12% da fatia do segmento de duas rodas brasileiro.

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