Pode estacionar o carro na esquina? Lei de trânsito é bem clara
Desafio de encontrar uma vaga de estacionamento público pode levar o condutor a simplesmente deixar o veículo na esquina.
Encontrar uma vaga de estacionamento público nos grandes centros urbanos é um desafio que às vezes parece impossível de ser superado. A solução desesperada encontrada por alguns motoristas é deixar o carro parado na esquina da via ou bem próximo a ela.
Afinal, estacionar na esquina é permitido por lei? Conforme previsto no inciso I do artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a resposta é não. A legislação proíbe o condutor de deixar o veículo a menos de 5 metros de uma esquina. Veja o texto:
“Capítulo XV – Das infrações
Art. 181 – Estacionar o veículo:
nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal:
Infração – média;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – remoção do veículo.”
Como expresso no CTB, esse simples ato do motorista é uma infração média e pode gerar uma multa no valor de R$ 130,16, adição de 4 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e remoção do veículo.
Foto: Reprodução
Qual o problema de estacionar na esquina?
Além do risco de ser penalizado, o condutor que deixa o carro parado na esquina pode criar diversos transtornos e até colocar a própria segurança em risco. O grande problema da ação é a obstrução da visibilidade dos motoristas, que pode resultar em colisões com outros veículos.
Também vale citar o risco de atropelamento de pedestres. Sem a visibilidade adequada para verificar se algum veículo está vindo em sua direção, quem está transitando a pé pode arriscar sua vida ao atravessar a rua, principalmente em grandes cruzamentos.
Ao deixar o veículo nesses locais, o motorista dificulta a manobra de outros automóveis e também pode causar congestionamentos. Outra questão é a obstrução do acesso às rampas de acessibilidade para pessoas com deficiência, que ficam localizadas próximas às esquinas.
Por esses e outros motivos, mais do que evitar o prejuízo da multa, o condutor que obedece às leis e não deixa o veículo parado na esquina está contribuindo com um trânsito mais fluido e seguro.