Finalmente! Google Maps ganha recurso muito pedido por motoristas
Novo recurso do aplicativo auxilia o usuário a manter a velocidade do veículo dentro do permitido durante a navegação.
Para a alegria de muitos motoristas que esperavam o anúncio ansiosamente, o Google Maps incorporou um novo recurso de velocidade em sua versão para iOS. O aplicativo agora mostra um velocímetro embutido no mapa para auxiliar os motoristas no controle da velocidade durante a navegação.
Disponível no Android há vários anos, a funcionalidade conhecida pela maioria dos condutores pode ser uma aliada para evitar multas por excesso de velocidade nas ruas e rodovias do país. A novidade está disponível para o aplicativo do iPhone na versão 6.123.0 e também na CarPlay.
O usuário que preferir adicionar o recurso na interface terá de alterar a opção nas configurações, já que ele não está ativado por padrão (Configurações > Navegação > Mostrar velocímetro).
Foto: Reprodução
O velocímetro é exibido no canto inferior esquerdo da tela em qualquer sentido de navegação e suas cores mudam para alertar o motorista caso o veículo esteja próximo demais ou tenha ultrapassado o limite de velocidade permitido na rua.
Já os valores são exibidos em milhas ou quilômetros, dependendo da região, sendo possível alterar nas configurações.
Novidade do Google Maps tem ‘fins informativos’
Na página de suporte do aplicativo, o Google alerta que a nova função exibe a velocidade do veículo apenas para “fins informativos” e que os motoristas devem utilizar o aparelho do próprio carro para confirmar a informação.
A leitura é feita a partir de sensores do próprio celular, que realizam um cálculo aproximado.
Portanto, os dispositivos do veículo sempre serão mais precisos e uma fonte de informação mais confiável para evitar multas.
No Google Maps para Android, a função está presente desde 2019, mas ainda não chegou ao Android Auto.
O primeiro aplicativo a oferecer o medidor de velocidade foi o Waze, que liberou o recurso em 2016 e ganhou notoriedade por esse e outros auxílios ao motorista.