Descubra quais veículos você pode dirigir sem CNH no Brasil
Ideais para pequenas e médias distâncias, alguns tipos de veículos ainda não exigem carteira de habilitação para serem conduzidos no país.
A mobilidade urbana é uma preocupação em qualquer cidade com muitos habitantes, mas o transporte público não é a única solução eficiente e acessível para resolver o problema. Existem veículos ideais para encarar o trânsito brasileiro que têm como diferencial não exigir CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Todo mundo sabe que para dirigir um carro ou uma moto no país é preciso obter a licença para a respectiva categoria. Além disso, as novas regras para registro e circulação de veículos elétricos tornaram obrigatória a emissão de carteira “A” ou de ACC por quem pilota ciclomotor.
Portanto, o indivíduo que não tem habilitação e procura uma forma simples de se locomover pelas ruas agora tem menos opções. Ainda assim, existem alternativas interessantes que satisfazem esse requisito.
Veículos que dispensam CNH no Brasil
A resolução nº 947 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece que veículos ciclomotores com potência máxima de 350 Watts e que não possuem aceleração ou variação manual de potência não requerem CNH.
É necessário que o motor funcione apenas para manutenção da velocidade, que deve ser limitada a 25 km/h.
Patinete Elétrico (Foto: Reprodução)
Observando essas regras, muitas empresas lançaram novos produtos com configurações mais simples para facilitar a vida de quem não tem carteira, que devem ser conduzidos exclusivamente em áreas de ciclovias e ciclofaixas.
Confira abaixo os veículos que dispensam habilitação do condutor.
1. Patinetes elétricos
Com origem que data do início do século XX, os patinetes evoluíram e ganharam baterias para facilitar o uso ao operar em uma velocidade mais alta.
Além de acomodar um adulto com tranquilidade, esse veículo com impulsão elétrica não requer nenhuma habilitação específica.
2. Bicicletas elétricas
Os modelos limitados à velocidade permitida de até 25 km/h que observam as demais normas mencionadas acima podem ser utilizados por qualquer pessoa.
Práticas e úteis, as e-bikes devem ter equipamentos como iluminação noturna adequada e indicador de velocidade para circular na cidade.
3. Hoverboards
Com cara de objeto saído diretamente de um filme de ficção científica, o hoverboard é controlado pelo movimento do corpo do condutor, a partir de sensores em sua estrutura. Eles também não requerem CNH e são uma alternativa divertida de meio de locomoção.
4. Patins
Febre nas décadas passadas, os patins são mais uma opção de veículo que faz o condutor chegar mais rápido ao destino, apenas deslizando sobre rodinhas. Além de práticos, eles possuem um valor bem acessível.