Como saber se a pastilha de freio precisa ser trocada? Veja os sinais
Item indispensável para a segurança do condutor precisa ser substituído, mas muitos não sabem o momento certo.
A revisão veicular é indispensável para manter o carro em bom funcionamento após um determinado número de quilômetros rodados. Nesse processo, o profissional pode trocar o óleo do motor, substituir as velas da ignição, alinhar os pneus e também verificar a pastilha de freio.
Essa peça importante se desgasta naturalmente com o tempo e tem uma vida útil estimada de 30 mil a 40 mil km, dependendo do modelo do automóvel e da fabricante. É sempre importante estar atento ao seu estado para fazer a troca quando necessário.
Quando o veículo roda apenas dentro da cidade, a durabilidade do item pode ficar menor, uma vez que o sistema de freios é acionado com muito mais frequência. Em casos como esses, a pastilha de freio deve ser substituída a cada 15 mil ou 20 mil km rodados.
A recomendação geral é fazer a checagem a partir dos 30 mil km. Se elas ainda estiverem em bom estado, dá para continuar usando até os 40 mil km. A partir disso, é melhor optar pela troca para evitar problemas na frenagem.
Foto: Shutterstock
Sinais de que é hora de trocar a pastilha de freio
Existem alguns sinais que o próprio veículo dá para indicar que chegou o momento da troca. Em modelos mais modernos, uma luz indicativa brilha no painel quando a peça está desgastada, recurso bastante útil para alertar o proprietário antes que um problema grave aconteça.
O ruído agudo ao frear é mais um indício forte de que o componente cansou de trabalhar. Ele sinaliza que a superfície está desgastada e já entrou em contato com a parte metálica.
Outro indicativo ainda mais grave é a dificuldade para frear o carro, o que não acontece quando as pastilhas estão em bom estado. Se elas estão perto do fim, a eficiência da frenagem diminui e o motorista tem mais dificuldade em parar o automóvel completamente.
Também vale citar indícios como pedal do freio muito baixo e excesso de sujeira na parte interna das rodas. Ao perceber um ou mais desses sintomas, significa que as pastilhas precisam ser trocadas com urgência.