Ficaram de fora! ESTES carros ainda não usam motor turbo no Brasil
Tendência nos automóveis vendidos no país, propulsor turbo ainda não equipa uma série de modelos de grandes montadoras.
O motor turbo está presente na maioria dos modelos das grandes montadoras de veículos, independentemente de sua categoria. Ele pode equipar várias versões de um mesmo carro, servindo como um atrativo para os compradores ou até mesmo para diferenciar os preços entre as opções.
Mesmo que seja uma tendência da indústria, existem automóveis consagrados que não levam essa motorização sob o capô e ainda conservam propulsores aspirados. A maioria deles acaba se tornando uma alternativa mais barata para o cliente que não se importa muito com potência.
Carros que não possuem motor turbo
Foto: Shutterstock
Abaixo, listamos os modelos vendidos no Brasil que não possuem nenhuma versão turbinada na linha.
1. Chevrolet Spin
Mesmo após a reestilização, a picape conserva o propulsor 1.8 flex aspirado de 111 cv e a transmissão automática de seis marchas, embora o conjunto tenha ficado mais eficiente.
2. Volkswagen Saveiro
A concorrente da Fiat Strada também sente a falta de um motor turbo e só usa o popular 1.6 aspirado de 16 válvulas.
3. Citroën C3
O hatch de entrada da montadora francesa é equipado com motor 1.0 aspirado flex Firefly ou 1.6 aspirado da família EC5. Em breve, ele receberá o novo 1.0 turbo da Stellantis.
4. Honda City e ZR-V
Não tem motor turbinado na linha do City ou do SUV ZR-V. O primeiro é equipado com um 1.5 aspirado flex de quatro cilindros, e o segundo vem com um propulsor 2.0 aspirado de 161 cv.
5. Toyota Yaris e Corolla Cross
A dupla de japoneses segue o mesmo caminho dos concorrentes e não oferece versões turbinadas. Em vez disso, o primeiro modelo conta com um propulsor 1.5 aspirado flex e o segundo, com um 2.0 aspirado ou 1.8 híbrido convencional.
6. Fiat Mobi, Argo e Cronos
O trio italiano também não tem variantes turbinadas. O Mobi é equipado com o mesmo motor do C3, enquanto o Argo e o Cronos têm configurações 1.0 e 1.3 aspirados Firefly flex.
7. Nissan Kicks, Versa e Sentra
Outro trio da lista são os modelos mais baratos da Nissan. Kicks e Versa entregam um antigo motor 1.6 flex de quatro cilindros, enquanto o Sentra abriga um motor 2.0 a gasolina.
8. Renault Kwid, Stepway e Logan
Os três carros franceses da Renault não têm opção turbo. O Kwid traz um propulsor 1.0 flex SCe tricilíndrico, o Stepway tem versões 1.6 de 118 cv e 1.0 flex de 82 cv, e o Logan oferece o mesmo 1.0 flex do irmão.
9. Suzuki Jimny Sierra
Fechando a lista, o SUV da Suzuki se baseia em um motor 1.5 aspirado de 108 cv e 14,1 kgfm, sem opções de turbo.