Seres, parceira da Huawei, suspende venda de carros no Brasil
Montadora chinesa informa paralisação da comercialização de veículos cerca de um ano após sua estreia no país.
A montadora Seres, parceira da Huawei, anunciou a suspensão da venda de carros no Brasil cerca de um ano após o início de suas atividades por aqui, em julho de 2023. Sediada na China, a empresa emplacou apenas oito unidades de veículos ao longo deste ano, sendo cinco Seres 3 e três Seres 5.
O modelo de negócio da marca inicialmente seria diferente das fabricantes tradicionais, sem concessionárias e totalmente pela internet. Na época de sua chegada, ela garantiu que essa era uma escolha estratégica e moderna de vender carros ao ‘estilo Tesla‘.
Porém, a Seres calculou a rota e inaugurou sua primeira loja no país em outubro, no bairro Jardins, em São Paulo. O segundo estabelecimento foi aberto em fevereiro no bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro. Já os modelos continuaram sendo importados de Xangai.
Por que a Seres interrompeu suas operações no Brasil?
Foto: Reprodução
Segundo reportagem do Autoesporte, o motivo da suspensão das atividades da montadora é uma reestruturação interna que não tem previsão para terminar. Apesar da decisão, os carros da marca continuam disponíveis para compra em seu site.
O mais famoso é o SUV elétrico Seres 3, disponível em uma versão que já vem blindada de fábrica. Esse modelo custa a partir de R$ 199.990, mas o preço do blindado não é encontrado no site.
Equipado com apenas um motor elétrico no eixo dianteiro, o automóvel gera até 163 cv e 30,6 kgfm de torque. Sua aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 8,9 segundos e a autonomia chega a 206 km, segundo o Inmetro. O porta-malas tem capacidade para acomodar 318 litros.
Detalhes adicionais sobre o futuro da Seres devem ser divulgados em breve pela companhia, que não chega nem perto dos números feitos por outras chinesas como BYD e GWM. Após a definição dos planos internos, ela deve anunciar os próximos passos para os consumidores.