Adeus, gasolina! Moto não poluente anda pela 1ª vez nas ruas
Kawasaki apresenta alternativa ecologicamente correta.
Indo junto com a onda de transportes sem combustível fóssil, a Kawasaki Motors apresentou ao mundo a primeira moto movida a hidrogênio, a Kawasaki Ninja H2 HySE.
Esta inovação da fabricante japonesa promete revolucionar o mercado de motocicletas ao oferecer uma alternativa sustentável e ecologicamente correta para os tradicionais modelos movidos a gasolina.
Uma moto contra a poluição dos transportes
A Ninja H2 HySE foi anunciada em dezembro de 2023 e já está em fase de testes, tendo realizado sua primeira demonstração pública no Japão, na cidade de Suzuka, em julho do mesmo ano. A tecnologia por trás desta moto é resultado de projetos científicos iniciados em março de 2023, e seu motor a combustão que queima hidrogênio é baseado nos quatros cilindros em linha de 998 cm³ da Ninja H2.
Imagem: Kawasaki/Reprodução
Uma das principais características da Kawasaki Ninja H2 HySE é a capacidade de injeção direta de combustível de hidrogênio nos cilindros, tornando-a uma moto inovadora e única no mundo. Além disso, o chassi da moto foi projetado para acomodar o tanque especial para hidrogênio, garantindo um funcionamento eficiente e seguro.
A Kawasaki destaca que, apesar de ser movida a hidrogênio, a Ninja H2 HySE produz um ronco e sensações semelhantes às motos movidas a combustíveis tradicionais, possibilitando uma experiência autêntica de pilotagem. A expectativa é de que, em breve, essa alternativa sustentável chegue ao mercado para o consumidor final, oferecendo uma nova opção para os entusiastas de motocicletas.
Como parte dos esforços da Kawasaki na busca por soluções sustentáveis, a empresa é membro pleno da HySE, uma associação de pesquisa focada em tecnologia de hidrogênio. A HySE está conduzindo pesquisas básicas sobre motores de hidrogênio, sistemas de abastecimento de hidrogênio e sistemas de fornecimento de combustível para produzir veículos de pequena mobilidade movidos a hidrogênio, incluindo motocicletas.
Com a Kawasaki Ninja H2 HySE, a indústria de motocicletas dá um importante passo em direção à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente. A expectativa é de que essa inovação impulsione o desenvolvimento de tecnologias limpas e ecologicamente responsáveis, contribuindo para um futuro mais verde e sustentável no setor de transporte de duas rodas.