Carro popular da Toyota que custa menos de R$ 38 mil vira queridinho dos brasileiros
Modelo lançado há mais de 10 anos conquista fãs no mercado de usados e se mostra um excelente investimento em 2024.
Em meio a um cenário de preços cada vez mais altos no mercado automotivo, encontrar um carro zero-quilômetro acessível virou uma missão impossível para o comprador. É por isso que muita gente encontra no segmento de usados a solução para seus problemas.
O Toyota Etios é um modelo que vem se destacando e continua sendo uma opção interessante de automóvel de segunda mão. Lançado em 2012, ele se transformou em um veículo bastante buscado pelos compradores que desejam um produto com bom custo-benefício.
O japonês é conhecido pelo amplo espaço interno e desempenho sólido, seja na versão hatch ou no sedã. É por isso que qualquer pessoa tem motivos de sobra para considerar a compra desse usado em 2024.
Vantagens do Toyota Etios
Foto: Divulgação
Para citar apenas algumas vantagens do Etios, ele é um carro confortável, durável e econômico, sem deixar de mencionar a segurança. Até os passageiros mais altos ou famílias maiores conseguem ter um bom nível de conforto dentro dele.
A capacidade de armazenamento do porta-malas chega a 270 litros no hatch e 562 litros no sedã. Quanto às dimensões, a primeira carroceria mede 3.774 mm de comprimento e a segunda, 4.265 mm.
Vendida na faixa de preço de R$ 38 mil, as unidades com ano/modelo 2014 são equipadas com um motor 1.5 16V de até 96,5 cv (etanol) e 92 cv (gasolina) que não deixa a desejar em termos de desempenho. O torque máximo é de 13,9 kgfm a 3100 rpm.
Outro ponto positivo desse Toyota é a boa margem de consumo de combustível. Na cidade, ele faz até 8,5 km/l com etanol e 12,4 km/l com gasolina, enquanto na estrada os números sobem para 8,9 km/l e 13,4 km/l, respectivamente.
Cuidados na compra
Os interessados em colocar um Toyota Etios na garagem também devem ter em mente seus pontos negativos. No Reclame Aqui, os proprietários reclamam de fragilidades, como pintura fácil de descascar e falhas na vedação, especialmente no assoalho do lado do passageiro.
Alguns dizem que o projeto tem problemas na pintura, principalmente nas unidades na cor branca perolizada, que descascam com facilidade e não são cobertas pela garantia.
Outra falha mencionada pelos donos é o acabamento ruim, que resulta em botões derretidos após a exposição ao sol, volante descascado e até em painel de instrumentos falho. Portanto, é bom estar ciente dos possíveis problemas antes de fechar negócio.