Parece ficção científica! Detector de pedestres em carros modernos surpreende

Sistema de detecção de pedestres que está cada vez mais presente nos veículos mais novos é um importante recurso de segurança.

O avanço da tecnologia torna a condução de veículos um processo mais automatizado para o motorista, mas também contribui com a segurança do trânsito de uma maneira mais ampla. Uma das assistências mais importantes para quem transita a pé é o sistema de detecção de pedestres.

Cada vez mais presente nos carros modernos, ele utiliza sensores ao redor do veículo para detectar pessoas e obstáculos com o intuito de prevenir acidentes. Se algum pedestre é detectado, o motorista ouve um sinal sonoro para entender que precisa parar.

Essa detecção é feita a partir dos sensores, câmeras e radares instalados na estrutura do automóvel, que são cada vez mais comuns nos produtos bem equipados. Os sensores capturam dados do ambiente ao redor do veículo, enquanto as câmeras fornecem imagens para facilitar a detecção. Já os radares medem distâncias e velocidades relativas do obstáculo.

Há ainda uma unidade de processamento, que analisa os dados capturados e avalia os riscos em tempo real. Dessa forma, todos os recursos disponíveis atuam em conjunto para monitorar o entorno do carro e avaliar riscos aos transeuntes.

Foto: Reprodução

Detalhes do funcionamento do detector de pedestres

O sensor ultrassônico é um dos mais recorrentes nos veículos com esse tipo de tecnologia. Ele serve para detectar obstáculos (objetos ou humanos) a partir de ondas sonoras, que retornam ao aparelho quando existe algo próximo ao carro, sendo muito indicado para estacionar.

Outros automóveis também oferecem câmeras e sistemas de radar para tornar o trabalho mais fácil, rápido e preciso. As câmeras gravam imagens do arredor do veículo ao mesmo tempo em que os radares medem a distância e a velocidade dos pedestres, permitindo uma combinação de informações eficaz para evitar colisões.

Também existe uma tecnologia chamada LiDAR (Light Detection and Ranging), nome que pode ser traduzido como ‘detecção de luz e alcance’. Ela utiliza lasers para mapear o ambiente em 3D e fornecer dados mais precisos sobre a localização dos pedestres e como eles se movem, oferecendo o dobro de alcance oferecido pelas outras soluções.

Porém, esse sofisticado sistema ainda é muito caro. Segundo a fabricante Provizio, o fornecimento comercial da tecnologia para as montadoras deve começar em 2025.

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