Olha a multa chegando! Insulfilm ganha nova regra
Utilização de produtos fora do padrão estabelecido por lei é arriscada e gera penalidades para o motorista.
A película protetora de vidros, popularmente conhecida como insulfilm, tem como finalidade filtrar os raios solares para reduzir a temperatura dentro do carro, além de proporcionar mais privacidade aos ocupantes. O que o motorista precisa saber é que esse produto segue algumas regras específicas.
A Resolução 960/2022, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estabelece as orientações para o uso das películas e também algumas proibições. Portanto, o motorista que não quer levar multa precisa respeitar as exigências do órgão.
Insulfilm: regras atualizadas
Foto: Shutterstock
Nos vidros considerados essenciais para a visão do motorista, como o para-brisa e os laterais dianteiros, o percentual de luz (transmitância luminosa) que passa pelo conjunto deve ser de pelo menos 70%. O limite anterior era de 75%.
Já nos vidros que não comprometem a dirigibilidade do veículo, como os traseiros, o percentual mínimo continua sendo de 28%. Cabe destacar que, com as novas diretrizes, fica proibido o uso do insulfilm G5, que tem transmitância luminosa muito baixa.
A nova norma também proíbe a presença de bolhas e outros defeitos “na área crítica de visão do condutor e nas áreas indispensáveis à dirigibilidade”, sob risco de o condutor incorrer em infração.
Caso seja flagrado dirigindo um veículo com insulfilm fora do padrão, o motorista estará sujeito a uma multa no valor de R$ 195,23, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e à retenção do veículo para regularização.
Função da película nos vidros
Um dos acessórios mais utilizados pelos motoristas brasileiros, insulfilm é uma marca nacional de películas que ficou famosa, e não o nome do produto. Independentemente da forma de chamá-lo, esse material tem um apelo estético bem grande, embora sua função não seja apenas deixar o veículo mais bonito.
A primeira utilidade é o aumento da privacidade e da segurança dentro do automóvel, já que fica mais difícil visualizar o que acontece na cabine do veículo quando o vidro está escurecido. Isso dificulta, por exemplo, a ação de criminosos.
Outro benefício é a redução do esforço ocular causada pelo excesso de claridade, especialmente durante o dia. O insulfilm também protege contra os raios solares e auxilia no controle da temperatura dentro do carro.