Código de segurança da CNH: afinal, ele realmente tem alguma função?
Nova habilitação dos brasileiros ganhou uma série de elementos de segurança para proteção contra fraudes e falsificações.
Em junho de 2022, os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) de todo o país começaram a emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em um novo formato. Dentre as mudanças, o documento ganhou um visual atualizado e mais itens gráficos contra fraudes e falsificações.
Um dos elementos que protege o motorista é o código de segurança, uma sequência alfanumérica composta por onze caracteres localizada no verso da carteira física. Para verificar a combinação, é necessário abrir o documento por inteiro, com frente e verso exibidos.
Ele também está presente nas habilitações mais antigas, na parte inferior, abaixo da data de emissão e ao lado direito da assinatura do emissor.
Importância do código de segurança
A função desse conjunto de números e letras únicos é verificar a legitimidade do documento. O código de segurança deve ser criado pelo Detran do estado onde a CNH é emitida, e suas primeiras letras correspondem às siglas dessa localidade.
Uma habilitação emitida em São Paulo, por exemplo, traz uma sequência iniciada em “SP”. O formato é semelhante nos modelos antigos, com a diferença do local onde os caracteres ficam posicionados.
Esse conjunto alfanumérico é um dos elementos mais importantes da versão física da CNH, além de ser necessário para o cadastro no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Sem ele, o condutor não consegue obter a versão digital de sua habilitação.
Como cada documento possui um código diferente, a presença desses caracteres serve para garantir a autenticidade e a integridade da carteira de motorista, evitar fraudes e assegurar a confiabilidade do sistema.
Foto: Reprodução/Contran
QR Code
A versão atual da habilitação dos brasileiros também vem com um QR Code, que pode ser usado para verificar a autenticidade de uma maneira mais prática pela internet. Para fazer a verificação, basta baixar o aplicativo CDT e escanear a imagem.
Caso o sistema informe a frase “Número de Segurança CNH Inválido”, significa que o código de segurança da carteira não foi reconhecido ou não corresponde aos padrões de autenticidade. Essa informação indica que a habilitação pode ser falsa ou ter passado por adulteração.
Durante uma checagem de documento online ou presencial, essa mensagem alerta as autoridades sobre a importância de verificar a legitimidade do documento, pois podem estar lidando com uma falsificação.